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    Huawei lança carro elétrico para competir com Tesla

    Luxeed S7 é primeiro sedã da empresa e tem preço inicial de 258 mil yuans

    O sedã da Huawei produzido em parceria com a Chery, Luxeed S7
    O sedã da Huawei produzido em parceria com a Chery, Luxeed S7 Divulgação: Huawei

    Michelle TohMengchen Zhangda CNN

    Hong Kong e Pequim

    A Huawei lançou um novo veículo elétrico (EV) projetado para enfrentar o Model S da Tesla.

    A empresa chinesa de tecnologia começou a fazer encomendas do Luxeed S7, seu primeiro sedã, na quinta-feira (9). Anteriormente, a empresa vendia apenas SUVs.

    Desenvolvido em conjunto pela Huawei e a montadora chinesa Chery, o carro tem preço inicial de 258 mil yuans (Cerca de R$ 180 mil) durante o período de pré-venda.

    As suas vendas regulares começarão em 28 de novembro, disse a empresa em entrevista coletiva na quinta-feira.

    Richard Yu, chefe de consumo da empresa, revelou o veículo no palco da cidade de Shenzhen, dizendo que estava equipado com uma “poderosa” bateria de alta voltagem. Yu já havia dito que o Luxeed S7 superaria o Model S da Tesla “em todas as especificações”.

    A comparação pode ser um pouco exagerada, diz Mark Rainford, comentarista da indústria automotiva baseado em Xangai e dono do canal do YouTube “Inside China Auto”.

    “Com toda a honestidade, acho que as comparações com o Model S podem ser um pouco ambiciosas na maioria das métricas sobre as quais posso encontrar informações”, disse Rainford à CNN, observando que algumas métricas de desempenho não foram totalmente divulgadas.

    “No entanto, onde o S7 se destaca é a plataforma de 800 volts, que deve permitir um carregamento muito rápido. A Tesla ainda não usa uma plataforma de 800 volts, então o S7 terá uma vantagem nessa área.”

    A bateria de 800 volts do S7, a mais fina do setor de acordo com Yu, é produzida pela fabricante chinesa de baterias EV CATL.

    Uma carga de 15 minutos proporcionará uma autonomia de 400 km, de acordo com Yu, que ultrapassa a autonomia de 347 km do Model S da Tesla após um período de carga semelhante.

    Conheça o Model S e outros veículos da Tesla

    “Nossa gama excede o nível de nossos pares”, acrescentou.

    A montadora norte-americana, que não mantém mais uma equipe de relações públicas, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

    Rainford disse que embora a comparação de alcance não tenha sido testada, a afirmação é possível devido à qualidade da bateria.

    O especialista observou que a Tesla pode ter uma vantagem devido à sua forte rede de Superchargers na China, que possui muitas estações. “A facilidade de encontrar um bom carregador é tão importante quanto a sua capacidade”, disse.

    No entanto, pelo equivalente a US$ 35.400 (R$ 175.030), o S7 é muito mais barato que o Model S mais básico, que custa 698.900 yuans (R$ 481.120) na China, o equivalente a US$ 95.800, segundo Rainford.

    A Tesla foi forçada a reduzir recentemente os preços na China em resposta à crescente concorrência no maior mercado automóvel do mundo.

    Investimento em automóveis

    Inicialemente, a Huawei ganhou notoriedade no mercado na área de tecnologia e telecomunicações.

    Contudo, a empresa vem sofrendo nos últimos anos com as restrições às exportações dos Estados Unidos.

    Agora, em 2023, a Huawei demonstrou interesse ambicioso em retomar presença no mercado global de automóveis. A empresa lançou seu primeiro veículo elétrico em 2021.

    Em um evento da empresa em setembro, a Huawei divulgou o lançamento do Luxeed S7 e também do Aito M9, um SUV elétrico desenvolvido com outra montadora chinesa, a Seres.

    Yu disse no evento de lançamento que uma versão atualizada do Aito M7, lançado pela primeira vez em 2022, recebeu mais de 86 mil encomendas em apenas 50 dias.

    O S7 é voltado para as consumidoras do sexo feminino – com uma gaveta específica para cosméticos, espelho para retocar a maquiagem e um local para guardar os saltos altos quando eles são trocados por sapatos baixos para dirigir – de acordo com a Huawei.

    Veja também: Economia com carro elétrico passa de R$ 100 mil

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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