Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Houve progresso sobre acordo do teto da dívida dos EUA, diz McCarthy

    Departamento do Tesouro alertou que o governo pode ficar sem fundos para cobrir todas as suas despesas já em 1º de junho

    Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy
    Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy Reuters/Jonathan Ernst

    Por David Morgan e Richard Cowan e Andy Sullivan, da Reuters

    Negociadores da Casa Branca e republicanos fizeram algum progresso nas negociações sobre o aumento do teto da dívida de US$ 31,4 trilhões do governo dos Estados Unidos, disse o principal republicano do Congresso, Kevin McCarthy, a repórteres nesta quinta-feira (25).

    O Departamento do Tesouro alertou que o governo pode ficar sem fundos para cobrir todas as suas despesas já em 1º de junho, o que, sem um acordo, pode desencadear um calote economicamente catastrófico.

    O presidente democrata Joe Biden e o presidente da Câmara dos Deputados, McCarthy, estão em desacordo sobre gastos, impostos e exigências de trabalho para programas contra a pobreza.

    Mas ambos os lados dizem acreditar que podem encontrar pontos em comum após horas de discussões por suas equipes de negociação na quarta-feira, que caracterizaram como produtivas.

    “Trabalhamos até bem depois da meia-noite na noite passada”, disse McCarthy a repórteres. “Achei que fizemos algum progresso. Ainda há algumas questões pendentes e orientei nossas equipes a trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tentar resolver esse problema.”

    O deputado Kevin Hern, que lidera o poderoso Comitê de Estudos Republicanos, disse à Reuters que um acordo é provável na tarde de sexta-feira.”

    Mesmo com os republicanos anunciando progresso, McCarthy está se preparando para permitir que os parlamentares deixem Washington na quinta-feira para um recesso de uma semana, com a condição de que eles precisam estar prontos para voltar para a votação.

    O Senado está atualmente fora, mas sob ordens semelhantes para estar pronto para retornar.

    O tempo está se esgotando. O Departamento do Tesouro diz que os Estados Unidos podem ficar sem dinheiro para pagar suas contas já em 1º de junho, daqui a sete dias, se o teto da dívida não for elevado.

    Um calote dos EUA poderia derrubar os mercados financeiros globais e levar os Estados Unidos à recessão.