Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Haddad se reúne com Mendonça para tratar de julgamento sobre incentivos do ICMS

    Caso é alvo das atenções do governo federal, pelo potencial de aumento de arrecadação, o que ajudaria a sustentar a nova regra fiscal da gestão

    O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante sessão sobre o tema juros, inflação e crescimento, no Senado Federal em Brasília (DF), nesta quinta-feira (27).
    O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante sessão sobre o tema juros, inflação e crescimento, no Senado Federal em Brasília (DF), nesta quinta-feira (27). FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Danilo Moliternoda CNN São Paulo

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu nesta terça-feira (2) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. Segundo apuração da CNN, a pauta do encontro foi a liminar que suspendeu os efeitos do julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre os benefícios fiscais do ICMS.

    Mendonça determinou na última quarta-feira (26) a suspensão do julgamento no STJ que, pelas contas da equipe econômica, têm impacto de R$ 88 bilhões por ano aos cofres federais.

    O caso é alvo das atenções do governo federal, pelo potencial de aumento de arrecadação, o que ajudaria a sustentar a nova regra fiscal da gestão.

    O STJ julgou se descontos na cobrança do ICMS, concedidos por Estados a empresas, fazem parte ou devem ser excluídos da base de cálculo do Imposto de Renda das empresas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

    A Corte deu ganho parcial ao governo no julgamento, mas a liminar de Mendonça tornou sem efeito qualquer decisão do STJ relacionada ao tema.

    Haddad disse, também na quarta, que considerou “exemplar” a decisão do STJ. Ainda afirmou que, a seu ver, a decisão do STJ não será derrubada.