Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Haddad e Pacheco se reúnem para afinar votação de reforma tributária no Senado

    Expectativa é de que haja maior clareza sobre quem deverá assumir a relatoria do projeto

    Amanda Sampaioda CNN

    São Paulo

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta terça-feira (11), para tratar dos próximos passos da reforma tributária na casa.

    Porém, a expectativa com o encontro é de que também haja maior clareza sobre quem deverá assumir a relatoria do projeto.

    A reunião está confirmada na agenda de Pacheco para 11h, na residência oficial da presidência do Senado. Além de Haddad, o encontro deve contar com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

    O texto da reforma tributária foi aprovado na sexta-feira passada (7) pela Câmara dos Deputados, mas o projeto só deve ser discutido no Senado em agosto, após o recesso.

    No entanto, o governo deseja acelerar esse processo para garantir a aprovação da pauta.

    Dentre os temas que devem ser discutidos no encontro, além da relatoria, estão possíveis alterações nas exceções apontadas no texto aprovado pela Câmara e nas prerrogativas do Conselho Federativo.

    No momento, o foco do Ministério da Fazenda está em tentar manter a base do texto aprovado na semana passada e evitar alterações significativas por parte do Senado.

    Caso a proposta seja modificada, a pauta terá de voltar para a Câmara.

    O Palácio do Planalto também está mirando a escolha do relator da reforma tributária. Segundo apuração de Gustavo Uribe, da CNN, o presidente Lula deseja se encontrar com Pacheco nos próximos dias para avaliar e discutir os nomes.

    Pacheco também deve se reunir com os líderes para tratar da tramitação da reforma tributária no Senado — isso porque o texto ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e possivelmente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de chegar ao plenário.

    Com informações de Gustavo Uribe e Tainá Farfan.