Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guedes quer revisão do PIB para avaliar economia antes da pandemia

    A avaliação de Guedes é a de que, antes dos relatos de casos de Covid-19 no país, o desempenho da atividade econômica era melhor do que em 2019

    Ministro da Economia, Paulo Guedes, fala com jornalistas após evento no Palácio do Planalto, em Brasília (04.mar.2020)
    Ministro da Economia, Paulo Guedes, fala com jornalistas após evento no Palácio do Planalto, em Brasília (04.mar.2020) Foto: Adriano Machado/Reuters

    Anna Russi, do CNN Brasil Business, em Brasília

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que pedirá revisão dos dados desagrgeados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre como forma de verificar se a economia do Brasil estava “decolando” nos primeiros dois meses do ano.

    Saiu dado do PIB mostrando recuo, e eu vou pedir para desagregarmos para sabermos se realmente nos primeiros dois meses estavamos decolando e se só no terceiro mês a crise nos derrubou ou se realmente já estávamos meio anêmicos”, disse. 

    O ministro participou, nesta sexta-feira (29), do seminário virtual Gás para o Desenvolvimento, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDEs). A avaliação de Guedes é a de que, antes dos relatos de casos de Covid-19 no país, o desempenho da atividade econômica era melhor do que no passado.

    Leia também:
    PIB: Coronavírus coloca Brasil em recessão e retomada deve ser lenta

    “A impressão que eu tinha é que, com exportações 6% acima do ano passado, investimento diretos acima do primeiro trimestre do ano passado e impostos no primeiro bimestre 20% acima do ano passado, as indicações eram de que estávsmo começando a andar”, comentou. 

    Segundo Guedes, o governo já começou a estudar protocolos de saúde para que as atividades no país voltem a funcionar. Sem adiantar uma possível data para o retorno da abertura econômica, o ministro adiantou que o plano é segmentar a volta por setores da economia e regiões do país, uma vez que o contágio da doença muda de acordo com as dimensões demográficas.

    “Tudo isso será examinado daqui para frente e todo mundo já está examinando e adotando protocolos para um retorno seguro ali na frente, quando a saúde permitir e der o sinal de que está na hora de avançar”, observou. 

    “Retomada em V depende de nós mesmos”

    Ainda ao longo da live, Guedes afirmou que o Brasil segue resistente, resiliente e com sinais vitais diante da pandemia de Covid-19 e deve surpreender positivamente, mas alertou que a retomada da economia vai depender das medidas e ações que serão tomadas daqui para frente.

    “Caímos rápido, e a volta depende de nós mesmos. Falo em (retomada em) V porque os sinais vitais da economia brasileira estão mantidos, mas evidentemente, dependendo de nossa reação por ser um U ou vira um L”, disse Guedes. “Prefiro trabalhar com V, pode ser meio torto, com subida um pouco mais devagar”, acrescentou.

    O ministro ainda repetiu que, por meio de reformas e investimento privado, o Brasil vai “surpreender o mundo” na retomada econômica pós a crise econômica causada pela pandemia.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Com Reuters*