Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gucci lança tênis por R$ 50 — mas só dá para usar de forma virtual

    Grife italiana é conhecida por seus produtos discretos e com valores altíssimos

    Wesley Santana, colaboração para o CNN Brasil Business

     

    A marca italiana de luxo Gucci lançou nesta semana o que é provavelmente sua linha de produtos mais acessível. A coleção Gucci Virtual 25 está disponível na forma de um filtro em aplicativos em AR (realidade aumentada), com tênis que custam a partir de R$ 50. 

    O lançamento faz parte de um mercado novo e quem tem atraído a atenção do público jovem. Os modelos são comprados para serem usados de forma virtual em videogames e para fotos em redes sociais. 

     

    Além de os preços da coleção virtual serem bem diferentes dos praticados no mundo real, as cores dos itens também diferem bastante das usadas em produtos tradicionais, normalmente mais discretos. Ao todo, são 25 calçados digitais que trazem o símbolo da marca na sola e na orelha do calçado. 

    A coleção foi desenvolvida pelo diretor criativo da marca, Alessandro Michele, em parceria com a empresa de tecnologia Wanna, que já é conhecida neste segmento. Os filtros estão disponíveis por preços que vão de US$ 9 a US$ 12 (cerca de R$ 67).

    Gucci Virtual 25
    Gucci Virtual 25
    Foto: Gucci / Divulgação

     

    Quem se interessar pelos modelos, deve fazer a compra e seu uso dentro do aplicativo da Gucci, que já trazia a função de AR para que clientes provassem os calçados antes das compras. Há ainda a opção de exibir os modelos em outros aplicativos de jogos, como Roblox ou VRChat.

    Gucci Virtual 25
    Gucci Virtual 25
    Foto: Gucci / Divulgação

     

    A moda das peças digitais não se restringe ao vestuário. Nas últimas semanas, o mundo está acompanhando um movimento crescente dos NFT’s, que se restringe às compras de produtos virtuais. Dezenas de peças digitais já foram comercializadas por preços exorbitantes. 

    Nesta semana, a primeira casa totalmente digital foi vendida por mais de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,8 milhões). A Mars House foi criada pela artista digital Krista Kim em um arquivo 3D. Em seu Instagram, a americana escreveu que o objetivo da casa é “omitir uma atmosfera zen de cura”.

    Tópicos