Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grupo Soma prevê aumento de margem, mas cenário mais desafiador para receita em 2023

    Taxa básica de juros do país está atualmente em 13,75% e a projeção do mercado pela pesquisa Focus é que encerre o ano em patamar 1 ponto percentual mais baixo

    da Reuters

    O ano de 2023 deve ser mais desafiador para o Grupo Soma quanto ao crescimento de receita, diante de fatores macroeconômicos incluindo as elevadas taxa de juros, mas a empresa deve exibir aumento de margem bruta, disse Roberto Jatahy, presidente da companhia, nesta quarta-feira (8).

    “O ano de 2023 deve ser um ano mais desafiador quando falamos de crescimento, não só pelas bases comparáveis que ficam mais desafiadoras, mas também pelo cenário econômico difícil e em especial pelo alto patamar previsto para a Selic neste ano”, afirmou o executivo, em conferência com analistas.

    A taxa básica de juros do país está atualmente em 13,75% e a projeção do mercado pela pesquisa Focus é que encerre o ano em patamar 1 ponto percentual mais baixo.

    Jatahy acrescentou que é “difícil” prever o quanto o Grupo Soma, dono de marcas como Hering, Farm e Animale, será capaz de compensar esse cenário com ganho participação de mercado, em meio a um ambiente competitivo forte.

    O grupo publicou na véspera um lucro líquido ajustado de 99,3 milhões de outubro a dezembro, alta de 14,2% frente a igual período do ano anterior, em trimestre impactado pelo clima mais frio e Copa do Mundo.

    Ainda assim, as ações da empresa subiam 6,26%, a R$ 8,83, no início da tarde desta quarta-feira, tendo renovado máximas da sessão durante a conferência. O Ibovespa também acelerou os ganhos e subia 2,2%.

    O Grupo Soma adquiriu a Hering em 2021, atualmente a maior geradora de receita para a empresa, e analistas vêm observando de perto a restruturação realizada na marca, em especial as medidas para elevar receita e margem bruta.

    Jatahy afirmou que a margem bruta do Grupo Soma deve aumentar em 2023, à medida que a Hering deve capturar efeitos de medidas que estão sendo implementadas, seja no ambiente de loja ou na estrutura com fornecedores e parceiros. Já o conjunto das outras marcas do grupo deve mostrar margem estável.

    Questionado sobre potenciais aquisições, Jatahy disse não ver nenhum ativo no Brasil que interesse à companhia no momento.

    Tópicos

    Tópicos