Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grande questão é se o juros vão cair no 2º tri ou 3º tri, diz especialista

    Sergio Vale, comentarista da CNN, afirma que mercado já tem como certa a queda dos juros, resta saber quando será

    Luiza Palermoda CNN*

    em São Paulo

    O comentarista de economia da CNN Sergio Vale avalia que os juros devem cair ainda em 2023, mas a questão é se isso correrá no segundo ou terceiro trimestre desse ano.

    “Aquela história que tinha algumas semanas atrás de que os juros não iam cair este ano, isso eu definitivamente acho que está fora do radar. A questão toda que temos hoje é se vai cair no segundo trimestre ou terceiro trimestre. Dadas as notícias, pode ser que seja no segundo”, afirmou o economista nesta segunda-feira (13).

    “Vai depender agora do ministro [da Fazenda] conseguir tomar as rédias dessa turbulência interna dentro do PT e conseguir levar um arcabouço fiscal, que imaginamos será bastante razoável. Com isso, a gente consegue aí ter uma sinalização de queda de juros, mas ainda não está claro. Pode ser que comece a cair no segundo trimestre, mas a gente precisa ter mais informações para isso acontecer”, completou.

    A fala do especialista ocorre em meio à repercussão da entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à CNN na sexta-feira (10). Para o especialista, a posição mais “ponderada” do ministro em relação aos assuntos como o novo arcabouço fiscal e a reoneração dos combustíveis tranquiliza e diminui o “ruído” no mercado.

    “Talvez o mais interessante que vimos acontecer nessas últimas semanas foi um pouco dessa diminuição de ruído, depois da vitória do Haddad na [questão da] reoneração, a gente viu um certo silêncio acontecer no mercado”, disse.

    “Foi até interessante na entrevista que aconteceu com vocês na sexta-feira, ele se colocou contra os argumentos do André Lara Resende e isso foi algo novo. Sempre tivemos dúvida do que de fato o ministro pensava quando se colocava esse ponto. Ele foi muito explícito na conversa com vocês. Então, saiu um ministro que do ponto de vista do mercado traz uma certa tranquilidade.”

    No balanço do especialista, o cenário atual se assemelha mais com o que vivemos em dezembro de 2022, quando não existiam ruídos no mercado e a situação estava muito mais sob controle.

    Confira o comentário completo de Sergio Vale no vídeo acima.

    *Sob supervisão de Thâmara Kaoru