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    Governo planeja leiloar três rodovias até dezembro, diz Renan Filho à CNN

    De acordo com o ministro dos Transportes, também está em preparação e deve ser apresentado em breve um plano nacional de ferrovias, com o objetivo de triplicar a participação do modal

    Da CNN

    em Brasília

    O governo federal pretende realizar três leilões de rodovias ainda neste ano, além de preparar para apresentar, também ainda em 2023, um plano nacional de ferrovias. O objetivo é triplicar a participação do modal ferroviário nas rotas de exportação do país até 2032.

    As informações foram detalhadas por Renan Filho, ministro dos Transportes, que falou em entrevista ao diretor editorial da CNN em Brasília, Daniel Rittner.

    Os projetos fazem parte dos planos do governo de atrair mais parceiros privados para os projetos de infraestrutura, ao mesmo tempo em que amplia, também, os investimentos públicos no setor, afirmou Renan.

    “Esperamos fazer 35 novos leilões durante os quatro anos do presidente Lula, sendo de 14 a 15 nos dois primeiros anos. Para isso, precisamos fazer um exercício de busca de investidores”, disse ele.

    “E será diferente do ano passado, que não teve investimentos porque o teto de gastos bancado pelo ex-ministro [da Economia] Paulo Guedes transformou o Brasil em um país que investe muito pouco, aí não dá para fazer ferrovia. Precisamos investir um pouco mais de recursos públicos para ter mais capacidade de atrair capital privado.”

    Os três trechos das concessões rodoviárias a serem realizadas antes de dezembro abarcam o segundo lote de rodovias do Paraná, previsto para o fim deste mês, a BR-381, em Minas Gerais, e o trecho de Juiz de Fora até Belo Horizonte da BR-040, também em Minas.

    “Ano que vem, esperamos fazer 10 leilões, inclusive com o início das concessões inteligentes, que são concessões com menor período, com menos capex [investimentos] e mais opex [manutenção], para garantir a melhoria da nossa malha e auferir a demanda”, contou o ministro.

    Já o planejamento para as ferrovias inclui ampliar a participação dos trilhos na logística brasileira. Eles representam, hoje, 13% dos percursos de acesso aos portos brasileiros e de escoamento das exportações do país.

    “A gente quer elevar isso para 40% até 2040”, disse Renan, “Hoje 87% de tudo o que a gente exporta chega aos portos por rodovia.”

    Assista à entrevista completa no vídeo acima.

    *Publicado por Juliana Elias