Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo envia ministros ao TCU para avançar em privatização da Eletrobras

    Reunião ocorre em meio ao clima de desconforto de integrantes do tribunal com a indicação para diretoria na Agência Nacional de Petróleo (ANP)

    Basília Rodriguesda CNN , em Brasília

    Os ministros da Economia, Paulo Guedes e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, têm encontro marcado nesta terça-feira com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para conseguir avançar com a privatização da Eletrobras.

    De acordo com o ministro de Minas e Energia, “será uma reunião para expor o processo de capitalização da empresa e as vantagens de tê-la de volta ao mercado”.

    Desde 2014, a Eletrobras não participa de leilões de energia por falta de capacidade de investimentos. A expectativa no governo é de que o julgamento final sobre a desestatização da Eletrobras ocorra em abril.

    A primeira etapa de privatização da Eletrobras foi liberada no mês passado. Em fevereiro, o TCU aprovou relatório do ministro Aroldo Cedraz favorável ao processo. Na ocasião, outro ministro, Vital do Rêgo, apontou falhas no cálculo do valor da privatização, mas foi voto vencido.

    A reunião desta terça-feira ocorre em meio ao clima de desconforto de integrantes do tribunal com a indicação de uma pessoa do núcleo de Cedraz para diretoria na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para dois ministros do tribunal ouvidos pela CNN Brasil, sob reserva, a indicação é vista como moeda de troca. Isso porque o indicado, o auditor de contas Daniel Maia, é concunhado do advogado Tiago Cedraz, filho de Aroldo Cedraz.

    Procurados, o gabinete de Cedraz e o TCU não se manifestaram.

    Tópicos