Governo começa semana com viagem à China, e envia regra fiscal ao Congresso até o próximo sábado
Equipe econômica deve apresentar outras medidas na volta da missão ao país da Ásia
A equipe econômica do governo federal bateu o martelo para que o envio da proposta de nova regra fiscal seja enviada ao Congresso Nacional com a proposta de Orçamento da União para 2024.
O limite para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) ser encaminhada ao Parlamento pelo Ministério do Planejamento, é no próximo sábado (15).
Nesta segunda-feira (10), ao chegar ao Ministério da Fazenda, o ministro Fernando Haddad sinalizou que a proposta em substituição ao atual teto de gastos será apresentada formalmente para tramitação até o final da semana.
O ministro embarca nesta terça-feira (11) para a China. A viagem estava prevista para março, mas foi reagendada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser diagnosticado com pneumonia.
A viagem presidencial à Ásia deve incluir uma visita a um centro de pesquisa da gigante chinesa de tecnologia Huawei, além de uma parceria em desenvolvimento de monitoramento.
Para esta semana também era aguardado o lançamento do novo marco das PPPs (parcerias público-privadas). O anúncio chegou a ser colocado na agenda de Haddad desta segunda, mas foi cancelado.
A equipe da Fazenda entendeu que o ideal seria aguardar o retorno da missão ao país asiático para apresentação das diretrizes do programa que pretende acelerar obras em parceria com a iniciativa privada.
A meta é destravar projetos de infraestrutura, desde estradas a escolas, aumentando os investimentos em tempos de aperto fiscal e orçamentário do governo federal.