Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gorbachev fez propaganda para Pizza Hut e Louis Vuitton após queda do comunismo

    Representantes de Gorbachev disseram que ele concordou em fazer o comercial da pizzaria, apenas para que ele pudesse ganhar dinheiro para uma fundação de pesquisa que leva seu nome

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business

    em São Paulo

    Mikhail Sergeyevich Gorbachev, conhecido por ser o último presidente da União Soviética antes de sua dissolução e por ter colocado a Rússia no caminho da democracia e do capitalismo, participou de propagandas das marcas Pizza Hut, em 1997, e Louis Vuitton, em 2007.

    Em entrevista à CNN, na época, representantes de Gorbachev disseram que ele concordou em fazer o comercial da pizzaria, apenas para que ele pudesse ganhar dinheiro para uma fundação de pesquisa que leva seu nome.

    “Estou no processo de criar uma biblioteca e um arquivo da Perestroika, e este projeto requer certos fundos”, disse Gorbachev. “A Perestroika (reestruturação) deu impulso à Rússia e ao mundo inteiro. É muito importante que tudo o que aconteceu seja preservado nesses dois centros.”

    Gorbachev também afirmou que não teria concordado em promover qualquer coisa. Na verdade, ele recusou muitas propostas de publicidade no passado, de acordo com uma declaração escrita da Fundação Gorbachev, com sede em Moscou.

    Mas a pizza é um tipo especial de comida, declarou Gorbachev na época, porque faz o que ele sempre quis fazer: aproxima as pessoas. “É uma parte importante da vida”, disse ele. “Não é só consumo, é também socialização. Se eu não visse que era benéfico para as pessoas, não teria concordado.”

    O russo disse ao Times que não tinha certeza de quanto estava sendo pago, mas alguns relatórios indicam que sua taxa está próxima de US$ 1 milhão.

     

    Na mesma entrevista, Gorbachev disse que não planeja aparecer em mais anúncios como este. Porém, dez anos depois, ele protagonizou a propaganda da marca de joias, Louis Vuitton, em que passa de limousine em frente ao muro de Berlim.

    Morte

    O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu aos 91 anos, em Moscou, na Rússia, em 30 de agosto. Ele foi o último presidente da União Soviética antes de sua dissolução.

    Gorbachev, cujo governo tumultuado foi associado aos termos perestroika e glasnost (reforma e abertura) morreu após uma longa doença, informaram as agências de notícias estatais russas.

    “Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, disse o Hospital Clínico Central, na terça-feira (30).

    O presidente russo, Vladimir Putin, expressou nesta terça-feira suas mais profundas condolências pela morte do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência de notícias Interfax.

    *Com informações de Susannah Cullinane e Laura Smith-Spark, da CNN