“FMI vai errar”, diz Lula sobre projeções do Fundo para o crescimento econômico
Lula mencionou o tema na Conversa com o Presidente, sua live semanal; durante a transmissão, o presidente também afirmou que o crescimento será "distributivo"
O presidente Lula (PT) usou suas redes sociais nesta terça-feira (1º) para afirmar que o Fundo Monetário Internacional (FMI) “vai errar” em suas previsões para a economia do Brasil. Segundo o petista, o país vai crescer acima das previsões do Fundo.
O mundo vai se surpreender com o Brasil. O FMI vai errar as previsões, porque o país vai crescer mais do que eles tinham previsto. Nós vamos colher muita coisa no nosso país porque estamos plantando muitas coisas boas. O Brasil vai voltar a crescer e a vida vai melhorar.
— Lula (@LulaOficial) August 1, 2023
Lula já havia mencionado o tema mais cedo nesta terça-feira, na Conversa com o Presidente, sua live semanal. Durante a transmissão, o presidente também afirmou que este crescimento será “distributivo”.
“Vamos fazer uma coisa de crescimento distributivo: vai crescendo e vai distribuindo, crescendo e distribuindo. Assim, a vida das pessoas vai crescer de acordo com o Brasil”, afirmou.
Nos últimos meses, o FMI ajustou para cima sua estimativa de crescimento da economia brasileira e a projeção mais recente indica avanço de 2,1% em 2023.
O Fundo foi surpreendido neste ano especialmente pelo desempenho do país no primeiro trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,9%, puxado pelo desempenho do agronegócio.
Mesmo com o ajuste, as projeções do Ministério da Fazenda ainda são mais otimistas que as do Fundo. A pasta prevê que a economia do país vai avançar 2,5% neste ano.
“Eu estava em Hiroshima, e lá eu encontrei com a diretora-geral do FMI [Kristalina Georgiev]. E eu falei para ela: você vai se surpreender com o Brasil, é bom não ficar citando números do Brasil, porque vocês vão se surpreender, e o Brasil vai crescer mais que a projeção do FMI”, completou Lula.