Tesouro suspende negociações de títulos após anúncio de Mercadante no BNDES
Objetivo é evitar que investidor feche operações a um preço que fique rapidamente defasado
As negociações de títulos públicos por meio do Tesouro Direto foram suspensas por volta das 16h15 desta terça-feira (13) depois que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o nome do economista Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES.
O expediente é adotado quando o mercado estressa muito e as taxas de juros ficam muito voláteis. O objetivo é evitar que o investidor feche operações a um preço que fique rapidamente defasado.
Nessas ocasiões, é possível negociar apenas papéis pré-fixados à taxa Selic.
O nome do Mercadante é visto com muita preocupação pelo mercado. A indicação do economista também deve desobedecer a lei das estatais, que estabelece uma quarentena de 36 meses para quem participou de campanhas políticas.
Bolsa em queda
O Ibovespa inverteu a tendência de alta nesta terça (13) e passou a cair após a confirmação do nome de Aloízio Mercadante para a presidência do BNDES no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Notícias cotando o ex-ministro Mercadante como potencial chefe da estatal no próximo governo já haviam pesado nos ativos locais na véspera, à medida que agentes de mercado enxergam a nomeação como um sinal de uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com possível expansão do gasto público para impulsionar o crescimento econômico.
Lula também disse nesta terça-feira que as privatizações no país vão acabar.
Por volta das 17h10, o Ibovespa caía 1,57%, aos 103.694 pontos.