“Redução do IPI deve melhorar setor automotivo”, diz especialista
Segundo Antônio Jorge Martins, coordenador dos cursos automotivos da FGV, diminuição dos impostos deve impactar mais psicologicamente que financeiramente
Em entrevista à CNN neste domingo (7), o coordenador dos cursos automotivos da FGV, Antônio Jorge Martins, afirmou que a redução do IPI deve impulsionar o setor automotivo, ainda que mais psicologicamente que financeiramente.
A declaração ocorre em meio ao crescimento da produção de veículos no Brasil, que registrou aumento de 33% em julho na comparação anual.
“De uma forma geral, o que se tem visto nos últimos anos é uma prática muito forte utilizada nos últimos governos de redução de alguns impostos para melhorar a carga tributária sobre o setor automotivo. Isso tem um impacto muito psicológico na sociedade, porque todos nós temos uma crença de uma carga tributária elevada”, afirmou.
O especialista ressaltou que o setor enfrenta dificuldades desde 2019, o último ano que apresentou dados em um patamar “razoável” de produção, antes da pandemia da Covid-19.
“[A redução do IPI] tem um impacto muito psicológico na sociedade, porque todos nós temos a crença de uma carga tributária elevada. Na prática, os valores são pequenos, mas de qualquer forma essa redução impacta psicologicamente” ponderou.