Número de pessoas físicas quase dobra em produtos ligados ao agronegócio em 2022, diz B3
No ano passado foram 1,6 milhão de investidores e R$ 411 bilhões em recursos em LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais)
Os produtos ligados ao agronegócio apresentaram aumento em termos de número de investidores e volume aplicado em 2022, segundo dados divulgados pela B3 nesta quarta-feira (15).
Os números cresceram 95% e 79%, respectivamente, atingindo 1,6 milhão de investidores e R$ 411 bilhões em recursos em LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais).
De acordo com a B3, esse volume sob custódia já representa 19,5% do total investido em renda fixa (R$ 1,6 trilhão) e variável (R$ 459 bilhões) somados. No fim de 2021, a participação era de 14%. O aumento mediano no setor, por investidor, foi de R$ 51,7 mil.
Os Fiagros, que começaram a ser negociados na B3 em agosto de 2021 para aumentar a oferta de produtos relacionados ao agronegócio, tinham, em dezembro, mais de R$ 5,2 bilhões em estoque, considerando os 33 fundos negociados.
Segundo a B3, na prática, os Fiagros funcionam de forma muito semelhante aos fundos imobiliários, mas com o foco no desenvolvimento da atividade agrícola nacional. As cotas são negociadas a partir de cerca de R$ 100.
No setor imobiliário, que já alcançou mais de 3,2 milhões de investidores, o volume aplicado chegou aos R$ 380 bilhões. Esse total representa uma alta de 46% quando comparado ao final de 2021. Os fundos imobiliários compreendem a 51%.
Os números somam também ETFs (Exchange Traded Funds) de FII, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliário).
“Essa visão setorial é importante para mostrar que investimentos privados, de pequenos investidores, estão ajudando de forma significativa a impulsionar segmentos importantes da nossa economia, enquanto geram rendimentos para quem aplica”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.