Dúvida sobre futuro da trajetória dos juros expõe desafios econômicos para 2023
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações ao aumento da Selic a 13,75% ao ano diante de cenário de incerteza na economia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros do país nesta semana pela 12ª vez consecutiva. A Selic saiu da mínima histórica de 2% ao ano, no início de 2021, para chegar a 13,75% agora em agosto.
Principal instrumento de política monetária do BC para controlar a inflação, a Selic influencia todas as taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Ao anunciar a mais recente alta, o Copom deixou a porta aberta para um novo aumento, de menor magnitude, em setembro.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações à decisão do Banco Central e das perspectivas diante de um cenário de incerteza na economia brasileira em 2023.
Para descrever as dúvidas sobre o futuro da trajetória dos juros no Brasil e como a política monetária afeta os rumos econômicos do país, participam deste episódio o professor Paulo Dutra Constantin, coordenador do curso de ciências econômicas da Faap, e o economista Luccas Saqueto, da consultoria GO Associados.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)