Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oito em dez brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, mostra pesquisa

    Número representa 123 milhões de consumidores; ticket médio deve ser de R$ 200

    Brasil, São Paulo, SP, 12/12/2013
    Brasil, São Paulo, SP, 12/12/2013 TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

    Marien Ramosda CNN*

    São Paulo

    Oito em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (12), um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior, revelou levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro a pedido da iO Diversidade.

    De acordo com o estudo, isso equivale a 123 milhões de brasileiros. O ticket médio é de R$ 200, enquanto 35% afirmam que devem gastar mais.

    A disposição para gastar varia entre as classes sociais, sendo que cerca de 40% das classes D e E planejam consumir ticket médio de até R$ 100, enquanto esse valor é pretendido por 15% das classes A e B.

    Metade da população cogita manter o mesmo gasto do ano passado, enquanto 36% querem aumentar o valor, e 24% pretendem gastar menos.

    A expectativa das mães sobre receber presentes também é maior entre as classes mais altas, representando 87%, enquanto em outros estratos sociais o número cai para 75%.

    Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, explica que a expectativa positiva se deve à melhoria das condições de consumo.

    “Com a taxa de juros em queda e o desemprego em patamares baixos, mais gente tem condição de presentear suas mães na data, que é tão simbólica para os brasileiros”.

    Diante disso, os setores de comércio e serviços esperam movimentar R$ 15 bilhões em vendas, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

    A preferência de consumo indicada é para as categorias de roupas e acessórios, citada por 45% das 1.500 pessoas entrevistadas.

    A lista de produtos selecionados pelos compradores para o dia segue com cosméticos e chocolates.

    Mas não são só os filhos que irão presentear as mães. Esposas e namoradas foram as segundas mais citadas, seguidas por sogras e irmãs, tias ou primas.

    *Sob supervisão de Gabriel Bosa