Oito em dez brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, mostra pesquisa
Número representa 123 milhões de consumidores; ticket médio deve ser de R$ 200
Oito em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (12), um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior, revelou levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro a pedido da iO Diversidade.
De acordo com o estudo, isso equivale a 123 milhões de brasileiros. O ticket médio é de R$ 200, enquanto 35% afirmam que devem gastar mais.
A disposição para gastar varia entre as classes sociais, sendo que cerca de 40% das classes D e E planejam consumir ticket médio de até R$ 100, enquanto esse valor é pretendido por 15% das classes A e B.
Metade da população cogita manter o mesmo gasto do ano passado, enquanto 36% querem aumentar o valor, e 24% pretendem gastar menos.
A expectativa das mães sobre receber presentes também é maior entre as classes mais altas, representando 87%, enquanto em outros estratos sociais o número cai para 75%.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, explica que a expectativa positiva se deve à melhoria das condições de consumo.
“Com a taxa de juros em queda e o desemprego em patamares baixos, mais gente tem condição de presentear suas mães na data, que é tão simbólica para os brasileiros”.
Diante disso, os setores de comércio e serviços esperam movimentar R$ 15 bilhões em vendas, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
A preferência de consumo indicada é para as categorias de roupas e acessórios, citada por 45% das 1.500 pessoas entrevistadas.
A lista de produtos selecionados pelos compradores para o dia segue com cosméticos e chocolates.
Mas não são só os filhos que irão presentear as mães. Esposas e namoradas foram as segundas mais citadas, seguidas por sogras e irmãs, tias ou primas.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa