O Grande Debate: Veja se fundos quantitativos são risco ou oportunidade
Analistas indicam as melhores opções para ganhar dinheiro
Em meio a incertezas no mercado, os fundos quantitativos aparecem como opção de investimento mais específico. Os quantitativos ainda não são muito populares no Brasil, mas tem a vantagem de garantir diversificação na carteira.
Esses fundos usam algoritmos e modelos matemáticos predefinidos em que a escolha sobre os investimentos é feita por robôs. Essa é a grande diferença da gestão convencional e da gestão dos fundos quantitativos.
Contudo, como todo investimento, eles também têm seus riscos, como de mercado, de crédito e o de liquidez.
Em O Grande Debate-Investimentos desta segunda-feira (12) vai abordar se, afinal, os fundos quantitativos representam oportunidade ou risco. Para isso, de um lado Ivan Barboza, sócio-gestor do Ártica Asset Management, que vê como um risco esse tipo de estratégia e prefere fundos mais tradicionais. De outro, Maurício Carneiro, gestor de Estratégias Sistemáticas da Garde, que defende os quantitativos.
“O Grande Debate – Investimentos” terá sempre a presença de dois especialistas com visões antagônicas para debater os prós e os contras das diferentes opções e soluções de investimentos, além de temas do mundo das finanças pessoais e do mercado financeiro.
A atração é semanal e vai ao ar às segundas-feiras, às 20h50.
(*Texto publicado por Ana Carolina Nunes)