Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    IPCA 2023: veja o que mais caiu e mais subiu no ano

    Após fechar 2022 com maior alta, cebola foi segundo produto que mais barateou no ano

    João Nakamurada CNN* , São Paulo

    Mais de 70 pontos percentuais acima da inflação de 2023, a alta do preço do morango foi a mais acentuada do ano, em 75,56%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta quinta-feira (11) mostram que, além do morango, outros alimentos que mais encareceram no ano foram pepino, abobrinha, tangerina e cenoura.

    Após o pepino, que entra na lista em segundo lugar com alta de 54,43%, chama atenção a ata das passagens aéreas, de 47,24%.

    Desde a divulgação do IPCA-15 – a prévia da inflação – em dezembro, que mostrou alta de 9,02% do componente no mês, o governo se mostra preocupado com os preços das passagens.

    Outro item cuja alta dos preços chamou atenção ao longo do ano é o azeite de oliva. Com valores até 80% mais caros no país ao longo do ano, o produto fechou 2023 em alta de 37,11%, de acordo com o IBGE.

    Na outra ponta da tabela estão entre as principais quedas do ano vários itens do grupo de Alimentos. Apesar do grupo registrar alta de 1,03% no ano, a Alimentação no domicílio ficou mais barata em 2023, com queda de 0,52%.

    Entre as principais quedas estão o óleo de soja (28%); cebola (25,32%), que no ano anterior registrou a maior alta do IPCA, em 130,14%; e o abacate (22,71%).

    Assim como a cebola, o leite condensado deu uma virada na tabela e apresentou a 9ª maior queda do ano (13,59%) após estar entre as maiores altas de 2022.

    Também chama atenção entre as quedas o grupo das carnes, que acumulou queda de 9,35% no ano e contém alguns de seus subitens entre os produtos que mais baratearam no ano.

    *Sob supervisão de Lígia Tuon

    Tópicos