Ideal seria extinguir IPI em uma reforma tributária, diz economista
Para Bernard Appy, imposto é anacrônico e está entre as distorções que prejudicam o crescimento da economia
Em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (15), o economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCif), Bernard Appy, avaliou que o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) deveria ser extinto, mas dentro de uma reforma tributária.
“Ele é um imposto antigo, não existe mais isso hoje em dia, de tributar produto industrial diferente do restante da produção… Sou a favor de extinguir o IPI, acho que é um imposto anacrônico, mas o ideal seria fazer no bojo de uma reforma tributária, em que você, junto com isso, corrigiria uma série de outras distorções que prejudicam o crescimento da economia brasileira”, explicou.
Segundo informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, a equipe econômica está preparando um novo decreto que reduz em 35% o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A publicação deve ocorrer ainda nesta semana.
O economista lembrou ainda dos desafios fiscais que o Brasil deve enfrentar em 2023 após as propostas aprovadas pelo Congresso que aumentam os gastos do governo.
“A mudança que foi feita no final de 2021 ampliou o espaço no teto de gastos em cerca de 1% do PIB, agora com essa PEC dos Benefícios, o governo abriu mais quase 0,5% do PIB de espaço no teto durante seis meses e, portanto, em termos anualizados, é quase mais 1% do PIB. Significa que o governo, em dois anos, ampliou em quase 2% do PIB as despesas que estariam contidas pelo teto de gastos”.
Veja mais no vídeo acima.