BC sinaliza mais reduções de juros “da mesma magnitude” nas próximas reuniões
Ritmo de corte dependerá do comportamento da inflação nos próximos meses, diz comunicado; desconto de 0,50 ponto coloca Selic em 13,25% ao ano
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) do Banco Central (BC) cortou em 0,50 ponto percentual a taxa Selic nesta quarta-feira (2), colocando os juros em 13,25% ao ano.
Segundo o comunicado emitido pelo BC, o grupo antevê por unanimidade novos cortes de mesma robustez nos próximos encontros, caso o atual cenário de melhora do quadro inflacionário persista nos próximos meses.
“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”, ressaltou o colegiado.
“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, indicou.
O colegiado ainda tem três encontros agendados para este ano, todos com intervalo de 45 dias. A próxima reunião será nos dias 19 e 20 de setembro.
No comunicado, a cúpula do BC ainda que o ritmo de cortes da inflação, sobretudo “dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica”, e das expectativas da inflação, “em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.