Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas da Europa fecham em alta, embaladas por setor bancário

    Após alta de 75 pontos-base nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE), ações do setor bancário se destacaram em algumas praças da região

    Gabriel Bueno da Costa, do Estadão Conteúdo

    Os mercados acionários da Europa registraram ganhos nesta sexta-feira (9).

    A perspectiva de juros mais altos tende a ser negativa para ações em geral, mas costuma apoiar o setor bancário, o que ocorreu durante o dia.

    Além disso, o pregão na Ásia foi positivo mais cedo, com indicadores de inflação na China reforçando a percepção de alguns analistas de que pode haver mais estímulos em breve na potência asiática.

    O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,52%, a 420,37 pontos. Na comparação semanal, ele subiu 1,06%.

    Após a alta na quinta de 75 pontos-base nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE), ações do setor bancário se destacaram em algumas praças da região.

    Em Frankfurt, por exemplo, o Deutsche Bank e o Commerzbank exibiam altas de mais de 3%, nível também superado pelo Santander em Madri, enquanto em Milão o Intesa Sanpaolo tinha alta superior a 5%.

    Nesta sexta, a presidente do BCE, Christine Lagarde, reafirmou o compromisso de reduzir a inflação para que ela retorne à meta de 2%.

    O quadro europeu também recebeu o impulso de um pregão positivo na Ásia. Dados mais fracos de inflação na China reforçaram a perspectiva de que o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) pode apoiar mais a economia do país, com cortes de juros sobretudo.

    No Reino Unido, o noticiário sobre a realiza seguia monitorado, e o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) anunciou que adiou em uma semana sua próxima reunião, de 15 para 22, após a morte da rainha Elizabeth II, na quinta aos 96 anos.

    Apesar do dia positivo nas bolsas, ainda continua a preocupação com o setor de energia, com os cortes de gás da Rússia. Ministros de Energia europeus debatiam planos para uma intervenção nesse mercado, em reunião emergencial.

    Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 1,23%, em 7.351,07 pontos. Na comparação semanal ele avançou 0,96%.

    Em Frankfurt, o índice DAX registrou ganho de 1,43%, a 13.088,21 pontos. Na semana, o índice subiu 0,29%.

    Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 subiu 1,41%, a 6.212,33 pontos, com ganho semanal de 0,73%.

    Em Milão, o índice FTSE MIB avançou 1,92%, a 22.094,56 pontos.

    Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 subiu 1,47%, a 8.033,10 pontos, com ganho semanal de 1,27%.

    Em Lisboa, o PSI 20 avançou 0,34%, a 5.985,95 pontos.

    Tópicos