BNDES estende suspensão de novos pedidos de financiamento rural
Novos pedidos estão suspensos desde 7 de fevereiro e seguem assim até 15 de abril; medida inclui recursos para o Plano Safra
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou a suspensão de novos pedidos de financiamentos para crédito rural no país.
Os requerimentos foram suspensos pelo Tesouro Nacional em 7 de fevereiro. Com a medida, até o próximo dia 15 de abril não será possível contratar crédito em solicitações feitas pelo Plano Safra 2021/22.
A pausa na concessão vale para projetos agropecuários ligados ao governo, com recursos operacionalizados pelo BNDES.
De acordo com o diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, esse cenário acontece quando os recursos se esgotam e o banco precisa suspender a linha.
Apesar disso, o BNDES informou à CNN Brasil que o setor não ficará sem crédito, já que a linha BNDES Crédito Rural está aberta e disponível durante todo o ano.
A prorrogação do prazo de suspensão de novos pedidos foi divulgada por meio de uma circular enviada aos bancos. Neste período, apenas a linha de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) segue sendo financiado, segundo a carta do BNDES.
O Plano Safra foi criado pelo governo federal em 2003, a fim de garantir crédito para agricultores brasileiros investirem e custearem a produção. O programa reúne um conjunto de políticas públicas que abrangem os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, crédito, seguro da produção, garantia de preços, comercialização e organização econômica das famílias residentes no campo.
* sob supervisão de Maria Mazzei