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    FedEx faz parceria com startup de robôs Nuro para testar entrega de encomentadas

    A Nuro, cujo robô R2 tem espaço para entrega de carga, mas não para um motorista, levantou no ano passado US$ 500 milhões em financiamento

    Caminhão de entrega da FedEx
    Caminhão de entrega da FedEx Foto: Irina Babina / Unsplash

    Por Nick Carey e Lisa Baertlein, da Reuters

     A FedEx e a companhia de robótica Nuro anunciaram nesta terça-feira (15) acordo para teste de veículos autônomos na entrega de encomendas da companhia norte-americana, começando com um programa piloto em Houston.

    As companhias vão testar cenários de entrega com os veículos de baixa velocidade e autônomos da Nuro, disse Cosimo Leipold, chefe de parcerias da startup.

    “Em vez de enviarmos um motorista para pegar os pacotes, um aparelho como os da Nuro pode ser super útil”, disse Rebecca Yeung, vice-presidente de tecnologias avançadas e inovação da FedEx. Ele considerou a parceria FedEx/Nuro como “muito séria e de longo prazo”.

    Os veículos da Nuro já estão fazendo entregas para a rede de supermercados norte-americana Kroger e para a cadeia de pizzarias Domino’s na região de Houston, Texas. A Nuro continua testando sua tecnologia no Estado do Arizona.

    A Nuro, cujo robô R2 tem espaço para entrega de carga, mas não para um motorista, levantou no ano passado US$ 500 milhões em financiamento.

    Em um projeto separado, a FedEx está usando um robô menor da Deka Research & Development, chamado de “Roxo”, para entregas de mesmo dia em Plano, no Texas.

    Já a rival UPS está centrando esforços de entrega autônoma de encomendas em drones.

    A UPS encomendou vans elétricas da britânica Arrival. Estes veículos são equipados com sensores e câmeras que gradualmente permitirão uso de recursos autônomos, mas ainda precisam de motorista humano.

    O transporte de pessoas por táxis autônomos tem se mostrado masi difícil e caro do que a entrega de encomendas e comida. Como resultado, companhias de logística estão explorando formas de lançar a tecnologia em rotas previsíveis e mais simples, incluindo em rodovias.