Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fazenda vai revisar projeção do PIB para 1,9%, diz Haddad

    Ministro atribuiu alta do desemprego no 1º semestre à desaceleração causada pelos juros altos

    Matheus Meirellesda CNN , em São Paulo

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (18) que a Secretaria de Política Econômica está reprojetando a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 para 1,9%.

    Segundo ele, o menor índice projetado pela pasta nas análises prévias foi de 1,6%.

    Haddad atribuiu a alta do desemprego para 8,8% no 1º trimestre à desaceleração da economia causada pela alta taxa de juros.

    “Temos um Processo de desaceleração que já dura 3 anos pelo aumento das taxas de juros. Subiram no Brasil a 13,75%, vão completar quase 1 ano de uma taxa bastante expressiva. É natural que a economia sofra uma desaceleração”, afirmou o ministro.

    Petrobras

    Questionado sobre a absorvância dos índices internacionais por parte da Petrobras, Fernando Haddad afirmou que apesar do fim da paridade de preços, a empresa importa derivados e deve continuar observando as movimentações.

    O ministro atribuiu a prorrogação da desoneração de etanol e gasolina no início do ano a “rumores” de que haveria uma tentativa de “conturbar a vida nacional”. Como o atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, demoraria a assumir a companhia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu a ampliação da isenção por mais 60 dias. Segundo ele, a situação foi provada pelos ataques de 8 de janeiro.

    “Não sabíamos se poderíamos contar com a diretoria da Petrobras, que era bolsonarista, e poderia dar um choque. Hoje está elucidado, o governo Bolsonaro pretendia dar um golpe na democracia”, afirmou.

    Tópicos