Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Faturamento de franquias cresce 15% no primeiro semestre deste ano, diz consultoria

    Até junho, o setor de franquias faturou R$ 105,1 bilhões

    Segundo trimestre deste ano foi oitavo consecutivo de crescimento no setor
    Segundo trimestre deste ano foi oitavo consecutivo de crescimento no setor Freepik

    Guilherme Gamada CNN

    No primeiro semestre de 2023, o faturamento do segmento de franquias cresceu em 15% na comparação com o mesmo período de 2022.

    O setor atingiu R$ 105,1 bilhões até junho, frente R$ 91,4 bilhões no primeiro semestre do ano passado.

    Os dados são da Brain Inteligência Estratégica, cedidos com exclusividade à CNN.

     

    O segundo trimestre deste ano foi o oitavo consecutivo de crescimento no setor, sendo destaque as franquias de hotelaria e turismo, alimentação, moda e saúde e bem-estar, todas com crescimento acima de 10%.

    Em relação à quantidade de redes, houve crescimento de 7% no último ano, de 2021 para 2022, e o número de unidades cresceu em 8%. Em 2022, a quantidade média de unidades por rede de franquia foi de 60%, apenas 1% maior do que no ano anterior.

    O faturamento médio teve aumento em todos os segmentos, quando comparados ao mesmo período de 2022, com destaque para os setores de Saúde (21%), Moda (15,9%), Alimentação e Educação (14,8%).

    O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar já alcançou 54% do faturamento total de 2022 apenas no primeiro semestre de 2023.

    Outro destaque da pesquisa foram os segmentos de Alimentação e Educação com 51% do faturamento total de 22 até junho de 2023.

    A estimativa é de que o ano feche com crescimento de até 12% para o setor de franquias, com aumento no número de operações em 10% e alta de 10% nos empregos e de 4% no volume de redes no setor.

    Veja também: Vendas do varejo recuam 0,2% em agosto