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    Facebook pode ter que vender empresa de GIF em investigação sobre concorrência

    investigação concluiu que o acordo prejudicaria o mercado de publicidade gráfica

    Ilustração com logos do Facebook
    Ilustração com logos do Facebook Foto: Johanna Geron/Reuters (2.dez.2019)

    Da Reuters

    O Reino Unido pode exigir que o Facebook venda a Giphy depois que o regulador de concorrência do país disse nesta quinta-feira (12) que sua investigação concluiu que o acordo entre as duas empresas prejudicaria o mercado de publicidade gráfica.

    O Facebook, a maior empresa de mídia social do mundo, comprou o Giphy, um site para criar e compartilhar imagens animadas, ou GIFs, em maio do ano passado para integrá-lo com seu aplicativo de compartilhamento de fotos, o Instagram. O negócio foi avaliado em 400 milhões de dólares pela Axios.

     

    A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês) iniciou uma investigação sobre o negócio em janeiro e, em abril, encaminhou o negócio para uma investigação aprofundada.

    “A aquisição de Giphy pode fazer com que o Facebook retire GIFs de plataformas concorrentes ou exija mais dados do usuário para acessá-los. Isso também remove um potencial desafiador para o Facebook”, disse Stuart McIntosh, presidente da investigação independente para o CMA.

    A CMA descobriu que, antes do acordo com o Facebook, a Giphy estava considerando expandir seus serviços de publicidade paga oferecidos nos Estados Unidos para outros países, incluindo o Reino Unido. No entanto, o Facebook encerrou as parcerias de publicidade de Giphy após o acordo, de acordo com o regulador.

    “Discordamos das conclusões preliminares da CMA, que não acreditamos serem apoiadas por evidências. Como demonstramos, esta fusão é do melhor interesse das pessoas e empresas no Reino Unido – e em todo o mundo”, disse um porta-voz do Facebook.

    O representante acrescentou que a empresa sediada na Califórnia continuaria a trabalhar com o CMA. Giphy não quis comentar.

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