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    Fabricantes de veículos elétricos queimam caixa com impacto de alta nos custos

    Resultados trimestrais também mostraram que companhias estão lutando para atingir metas de entrega

    Veículo Canoo Lifestyle é exibido durante evento em Los Angeles, EUA
    Veículo Canoo Lifestyle é exibido durante evento em Los Angeles, EUA Reuters/Mike Blake/File Photo

    Por Akash Sriram, da Reuters

    Cada vez que o Lucid Group ou a Rivian vendem um carro elétrico, eles perdem centenas de milhares de dólares devido aos custos de produção e matérias-primas, segundo seus balanços financeiros mais recentes.

    Resultados trimestrais de fabricantes de veículos elétricos divulgados nas últimas duas semanas mostraram que as companhias estão lutando para atingir as metas de entrega e queimando caixa rapidamente.

    O custo de receita da Lucid disparou para US$ 492,5 milhões de julho a setembro, ante US$ 3,3 milhões no mesmo período do ano anterior, enquanto seu prejuízo aumentou à medida que os clientes cancelaram pedidos com medo de longos tempos de espera.

    A empresa, que abriu capital há pouco mais de um ano e tem o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita como acionista, viu seu valor de mercado encolher dois terços em 2022, para cerca de US$ 20 bilhões, contra US$ 95 bilhões no pico em novembro de 2021.

    A montadora disse que tinha caixa suficiente para se sustentar pelo menos até o quarto trimestre do ano que vem e espera levantar cerca de US$ 1,5 bilhão por meio da venda de ações.

    A empresa britânica Arrival, listada nos Estados Unidos, alertou na semana passada que pode não ter dinheiro suficiente para manter seus negócios no final do próximo ano e teria que realizar demissões. A companhia ainda não entrou na fase de produção em massa.

    “Não vou sentar aqui e dizer que não é um momento difícil”, disse Avinash Rugoobur, presidente da British Arrival, à Reuters na sexta-feira (11).

    “É difícil, estamos lá todos os dias, todas as noites, trabalhando em tecnologias, nos veículos e também na captação de recursos.”

    A Canoo disse em maio que tinha “dúvidas substanciais” sobre continuar operando. No final de setembro, a empresa tinha US$ 6,8 milhões em caixa e equivalentes, bem abaixo dos US$ 415 milhões de um ano antes.

    Dinheiro é rei

    Muitas startups de veículos elétricos registraram grandes perdas no terceiro trimestre e alertaram que os altos custos vieram para ficar devido ao aumento da inflação e à crise global na cadeia de suprimentos.

    Apenas um ano antes, várias dessas companhias listaram suas ações com altas avaliações em bolsa, atraídas pelo sucesso da Tesla, agora a montadora mais valiosa do mundo.

    No último trimestre, a Tesla registrou lucro de US$ 3,3 bilhões.

    “No negócio de veículos elétricos… estar no estágio inicial é um exercício de queima de caixa, é difícil superar a corcunda”, disse o analista da Canaccord Genuity, George Gianarikas.

    Analistas afirmaram que essas empresas devem encontrar maneiras de economizar dinheiro se quiserem sobreviver a um cenário econômico ruim.

    A Rivian está transferindo mais entregas de carros nos EUA para o modelo de frete ferroviário, enquanto a Lucid está considerando isso como uma opção.

    A Rivian, que tem Amazon.com e Ford como acionistas, tinha US$ 13,8 bilhões em caixa no final de setembro. A empresa também tem um contrato para fornecer 100 mil vans elétricas de entrega para a Amazon. Porém, o custo das mercadorias vendidas foi de cerca de US$ 220 mil por carro versus um preço médio de venda de US$ 81 mil no trimestre, estimou a empresa de research CFRA.