Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA abrem mais uma investigação contra a Tesla após acidente

    No início de novembro, a empresa já havia feito um recall de quase 12.000 veículos no país por erros em software

    Da Reuters*

    A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos, a NHTSA, disse que está analisando um relatório de um consumidor que relata que um Tesla Model Y, modelo crossover lançado no ano passado pela empresa de carros elétricos, se envolveu em um acidente enquanto usava o software Full Self-Driving (FSD) Beta da empresa, para piloto automático.

    O proprietário do Tesla Model Y 2021 relatou à agência de segurança automotiva que no dia 3 de novembro em Brea, na Califórnia, o veículo estava no modo FSD Beta “e, ao virar à esquerda, entrou na pista errada e bateu em outro carro”.

    O Model Y “deu um alerta no meio da curva” e o motorista tentou assumir o controle, no entanto “o carro assumiu o controle e forçou-se a entrar na pista errada”, diz o relatório. O veículo foi seriamente danificado do lado do motorista, acrescentou o proprietário.

    “A NHTSA está ciente da reclamação do consumidor em questão e está em comunicação com o fabricante para obter informações adicionais”, disse um porta-voz da NHTSA à Reuters na última sexta-feira (12).

    Procurada, a Tesla não comentou o caso.

    No início deste mês, a Tesla fez um recall de quase 12.000 veículos nos Estados Unidos por causa de um erro de comunicação que poderia disparar um falso aviso de colisão ou acionar um freio de emergência automático inesperadamente.

    O recall foi solicitado após uma atualização de software para veículos com o FSD Beta. A Tesla disse que mais de 99,8% dos veículos recolhidos em 29 de outubro tinham instalado uma atualização de software para resolver o problema e nenhuma ação adicional era necessária.

    A FSD é um sistema avançado de assistência ao motorista que lida com algumas tarefas de direção, mas a empresa diz que ele não torna os veículos completamente autônomos. Os recursos “exigem um motorista totalmente atento”, diz ele.

    No mês passado, a NHTSA levantou preocupações sobre como o FSD estava sendo usado. “Apesar da caracterização de Tesla do FSD como ‘beta’, ele é capaz de e está sendo usado em estradas públicas”, disse a NHTSA.

    Em agosto, outra investigação de segurança formal no sistema de piloto automático da Tesla também, um outro sistema de software de assistência ao motorista, após uma dúzia de acidentes envolvendo modelos da Tesla e veículos de emergência.

    *Texto traduzido. Clique aqui para ler o original, em inglês.

    Tópicos