Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercado reduz projeção para crescimento econômico do Brasil este ano pela 10ª vez

    Foi a décima redução seguida a respeito da economia brasileira, mostrou pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda (20)

    Especialistas reduzem projeção para crescimento econômico do Brasil este ano pela 10ª vez, mostra Focus.
    Especialistas reduzem projeção para crescimento econômico do Brasil este ano pela 10ª vez, mostra Focus. Reuters/Paulo Whitaker

    Camila Moreirada Reuters

    em São Paulo

    O mercado reduziu pela 10ª vez seguida a expectativa para o crescimento da economia brasileira neste ano, ajustando levemente as contas para a inflação, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

    Segundo a pesquisa realizada com uma centena de economistas, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 4,58% em 2021, redução significativa ante a expectativa de alta de 4,65% na semana anterior.

    Para 2022, os especialistas seguem vendo expansão econômica de apenas 0,50%.

    Os especialistas consultados semanalmente pelo BC ainda ajustaram o cenário para a inflação, vendo alta do IPCA de 10,04% este ano e de 5,03% no próximo, contra 10,05% e 5,02% antes, respectivamente.

    A conta para este ano fica bem acima do teto da meta de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Para o ano que vem o centro do objetivo é de 3,50%, com a mesma margem.

    Em relação à taxa básica de juros, permanece a expectativa de que a Selic encerre 2022 a 11,50% e 2023 a 8,0%.