Entenda o que é a Black Friday, que virou uma das principais datas comerciais do ano
"Sexta-feira de promoções” é uma das principais datas comerciais do ano
Falta menos de um mês para a próxima Black Friday, que em 2023 acontece no dia 24 de novembro.
A “sexta-feira de promoções” é uma das principais datas comerciais do ano, quando são oferecidas promoções especiais no próprio dia do evento ou ao longo da semana, no que o comércio costuma chamar de Black Week.
Para quem não está familiarizado com a ideia, pode parecer aleatório a data que reúne as promoções de final de novembro. Neste texto, explicamos o que é e por que a Black Friday é organizada dessa maneira.
O que é a Black Friday?
A ideia em torno do evento vem de uma “estratégia promocional do varejo”, explica o professor do Centro Universitário Unimetrocamp, Alberto Guerra, que é especialista em Black Friday.
“[Ela tem um] contexto único em relação a outras liquidações, com a conotação de descontos imperdíveis”, explica Guerra.
E o apelo gera rendimento. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo cresceram 6,9% na Black Friday de 2022.
Só no e-commerce, a alta registrada foi de 21,1%. Para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera que a Black Friday atinja um faturamento de R$ 7,1 bilhões no e-commerce, crescimento de 17% na comparação com 2022.
“Nos EUA, a Black Friday é considerada a ação promocional de vendas de maior expressão no varejo. No Brasil, vai no mesmo caminho, e apresenta aspectos positivos para os varejistas, tais como alavancagem de vendas, captação de novos clientes e ganhos de escala”, pontua o especialista.
Por que 24 de novembro?
Em 2023, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro. As promoções são marcadas para a sexta-feira após a quarta quinta-feira do mês. Esta quinta não é aleatória, ela coincide com o feriado de ação de graças dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day.
“A estratégia promocional originou-se a partir do grande fluxo de pessoas e trânsito de carros gerado nesse dia para ver os desfiles do Papai Noel e outros personagens na abertura da temporada de compras de final de ano (Holiday shopping season)”, conta Guerra.
Cravado por policiais norte-americanos nos anos 60, o termo Black Friday tinha, a princípio, uma conotação pejorativa. A intenção era descrever o tumulto causado pelo alto fluxo de pessoas na rua.
“A partir dos anos 1980, o termo ganhou um novo significado no comércio, passando a ser usado para se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros após o feriado de Ação de Graças”, conclui o professor.
*Sob supervisão de Ligia Tuon