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    Entenda o mal-estar entre Joe Biden e Elon Musk sobre carros elétricos nos EUA

    Embora ambos defendam a modalidade, presidente americano e CEO da Tesla, a maior montadora de EVs do mundo, divergem sobre formas de implantação

    No Twitter, Elon Musk não hesitou em bater de frente com Biden.
    No Twitter, Elon Musk não hesitou em bater de frente com Biden. Foto: REUTERS/Hannibal Hanschke/Pool

    Chris Isidoredo CNN Business*

    em Nova York

    O presidente americano Joe Biden adora veículos elétricos (EV, na sigla em inglês) e quer que metade de todos os novos carros vendidos nos EUA até 2030 sejam eletrificados.

    Ele propôs uma série de incentivos para ajudar a fazer isso acontecer – incluindo créditos fiscais para compradores e apoio do governo para estações de recarga. Mas ele mostrou pouco apreço pela Tesla, uma empresa americana e de longe a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.

    E o CEO da Tesla, Elon Musk, não hesitou em bater de frente com Biden.

    Há uma pergunta legítima sobre por que Biden ficou em silêncio sobre a Tesla ao promover os benefícios dos veículos elétricos. E isso provavelmente pode ser resumido em três letras: UAW.

    O sindicato United Auto Workers (União de Trabalhadores Automotivos) tem amplas preocupações sobre o que a mudança de toda a indústria para os EVs significará para os empregos dos membros, porque os veículos elétricos têm muito menos peças móveis e exigem menos mão de obra para montar.

    A Ford estima que é preciso cerca de 30% menos trabalho para fazer um EV do que fazer um carro tradicional.

    Grande parte do valor dos EVs vem das baterias. Até agora, as montadoras sindicalizadas criaram joint ventures para construir fábricas de baterias, em vez de construí-las em suas próprias fábricas. Não está claro se essas fábricas de baterias acabarão sendo sindicalizadas.

    Mas o UAW até agora expressou apoio aos esforços de EV de seu aliado pró-sindical Biden. O presidente do UAW, Ray Curry, participou de uma cúpula de veículos elétricos na Casa Branca junto com os CEOs da General Motors, Ford e Stellantis em agosto – uma reunião para a qual Musk não foi convidado.

    Manter seus aliados no UAW apoiando a mudança para os veículos elétricos seria muito mais difícil se Biden fosse visto como um líder de torcida de uma montadora não sindicalizada como a Tesla.

    Quando perguntado se a falta de representação sindical era a razão pela qual a Tesla estava ausente, embora os CEOs das montadoras com uma fração das vendas de veículos elétricos da Tesla fossem incluídos, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, não contestou essa interpretação.

    “Bem, estes são os três maiores empregadores da United Auto Workers, então vou deixar você tirar sua própria conclusão”, disse ela. O UAW se recusou a comentar esta história.

    Musk contra o UAW

    A Tesla permanece firmemente não sindicalizada, e Musk se opõe ao trabalho organizado como qualquer CEO do setor. O National Labor Relations Board decidiu contra ele em várias ocasiões. O UAW fez pouco progresso em seus esforços para se organizar na Tesla, e Musk zombou repetidamente do sindicato e de seus apoiadores.

    “Novo slogan do UAW: ‘Lutando pelo direito de roubar dinheiro dos trabalhadores!'”, tuitou ele em novembro.

    Em outubro, ele disse que a relação entre o UAW e Biden é a principal razão pela qual a Tesla não recebeu nenhum apoio da administração pró-EV. “Biden é um fantoche de meias do UAW”, tuitou Musk.

    Os planos de Musk vs. Biden

    A legislação Build Back Better, que está em suporte de vida no Congresso, tem todos os tipos de guloseimas para incentivar os consumidores a comprar EVs.

    Isso inclui um crédito fiscal aprimorado para compradores de VEs e daria um crédito extra grande para aqueles que compram os construídos nos Estados Unidos por trabalhadores sindicalizados – bem como apoio do governo para uma rede de estações de recarga.

    Mas a Tesla se beneficiaria menos dessas vantagens do que os outros fabricantes de veículos elétricos, e Musk disse que não apoia esses programas.

    Quando Biden levou os CEOs da GM e da Ford de volta à Casa Branca no mês passado para conversar sobre EVs e Build Back Better, Musk novamente não foi convidado, um desprezo que provocou mais ataques no Twitter.

    Então, fez um tweet citando uma foto oficial de Biden com a CEO da GM, Mary Barra, publicado pela conta oficial do governo americano, e ironizou com uma fala antiga do presidente: “Eu quis dizer isso quando disse que o futuro seria feito aqui na América. Empresas como GM e Ford estão construindo mais carros elétricos veículos aqui em casa do que nunca.”

    Biden fez a declaração apesar da Ford e da GM construírem apenas uma fração dos EVs que a Tesla produz na Califórnia.

    Um funcionário da Casa Branca disse que foi a falta de apoio de Musk às disposições de EV na legislação Build Back Better – não o status de não sindicalizado da Tesla – que impediu Musk de comparecer à reunião.

    “O recente evento na Casa Branca foi para os empresários que apoiam o projeto falarem sobre como é bom para a economia”, disse o funcionário.

    Questionado sobre Biden visivelmente não mencionar a Tesla ao falar sobre EVs, o funcionário disse: “A Tesla fez coisas extraordinárias para veículos elétricos e isso é uma grande parte do motivo pelo qual toda a indústria agora sabe que os EVs são o futuro. A Tesla também se beneficiou muito de antigas taxas de crédito, mas, infelizmente, seu CEO sugeriu uma oposição a novas taxas de crédito para EVs.”

    Mas a Casa Branca não se esquivou da questão sindical.

    “Vamos continuar lutando por uma legislação para expandir o acesso e criar empregos de alta qualidade na construção de veículos elétricos”, disse o funcionário.

    “O presidente Biden está focado em criar bons empregos sindicais em todo o país e acredita firmemente que cada trabalhador em cada estado deve ter uma escolha livre e justa de se filiar a um sindicato e o direito de negociar coletivamente com seu empregador”.

    Outras razões pelas quais Musk não gosta de Biden

    Mas não é apenas a diferença em relação aos incentivos para veículos elétricos que deixa Musk irritado com o governo Biden.

    Ele também deixou claro que se opõe às propostas do governo Biden de aumentar os impostos sobre os americanos mais ricos, bem como estabelecer um imposto mínimo sobre empresas lucrativas dos EUA, como a Tesla, que enfrenta pouco imposto de renda federal devido a perdas passadas.

    Aparentemente, Musk acabará com uma fatura fiscal recorde de US$ 11 bilhões em 2021 devido ao exercício de dezenas de bilhões em opções de ações que deveriam expirar. Mas em outros anos, a pessoa mais rica do mundo consegue evitar o pagamento de quaisquer impostos porque sua renda declarada é próxima de zero, mesmo que suas propriedades valham centenas de bilhões.

    E ele deixou claro que se opõe às propostas democratas que mudariam isso, embora tenha dirigido a maior parte de seu fogo sobre a questão a senadores democratas como Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Ron Wyden, que propuseram tributar a riqueza dos americanos mais ricos, não apenas a renda.

    Musk também deixou claro que questiona os mandatos do governo destinados a combater as medidas do Covid-19, chamando as ordens de ficar em casa no início da pandemia de “fascistas” e às vezes questionando o risco à saúde representado pelo Covid.

    Embora Biden tenha dito claramente que deseja evitar o retorno das ordens de ficar em casa, ele defendeu regras e ações do governo destinadas a combater a pandemia.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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