Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Empresa espacial interrompe operações e busca financiamento

    Virgin Orbit, do bilionário Richard Branson, constrói foguetes leves para lançamento de pequenos satélites

    Virgin Orbit foi fundada em 2017 depois de se separar de sua empresa irmã, a Virgin Galactic
    Virgin Orbit foi fundada em 2017 depois de se separar de sua empresa irmã, a Virgin Galactic Divulgação/Virgin Orbit

    Jackie Wattlesdo CNN Business

    A Virgin Orbit informou a quase todos os seus funcionários para interromper as operações até pelo menos a próxima semana, enquanto a empresa de foguetes, fundada pelo bilionário britânico Richard Branson, trabalha para garantir financiamento adicional.

    Os trabalhadores receberam a notícia durante uma reunião com o CEO da Virgin Orbit, Dan Hart, na tarde de quarta-feira (15), com instruções para aguardar atualizações da liderança na próxima semana, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN.

    “A Virgin Orbit está iniciando uma pausa operacional em toda a empresa, a partir de 16 de março de 2023, e espera fornecer uma atualização sobre as operações de avanço nas próximas semanas”, disse a empresa em comunicado.

    A notícia, inicialmente divulgada pela CNBC, citando fontes anônimas, foi confirmada à CNN.

    Uma fonte familiar disse que a grande maioria dos trabalhadores, exceto uma equipe enxuta de funcionários essenciais, como guardas de segurança, não será paga ou trabalhará na próxima semana.

    Embora nenhum acordo para financiamento adicional tenha sido solidificado, a fonte disse que a empresa está em “conversações” para garantir dinheiro adicional.

    A Virgin Orbit foi fundada em 2017 depois de se separar de sua empresa irmã, a Virgin Galactic, que se concentra no uso de aviões supersônicos para transportar turistas com altos salários em passeios alegres até a borda do espaço.

    A Virgin Orbit, por outro lado, vem desenvolvendo um foguete lançado do ar para transportar pequenos satélites para a órbita, apelidado de LauncherOne.

    A empresa foi uma das primeiras líderes entre dezenas de startups competindo para construir foguetes leves para o lançamento de pequenos satélites.

    O foguete LauncherOne da empresa alcançou a órbita pela primeira vez em janeiro de 2021, após apenas uma tentativa fracassada e antes da maioria de seus concorrentes. Em seguida, completou mais três missões bem-sucedidas fora da Califórnia.

    Mas em janeiro, a empresa tentou lançar seu primeiro foguete do Reino Unido. Essa missão terminou em fracasso.

    Uma investigação sobre essa missão “está quase concluída e nosso próximo foguete de produção com a modificação necessária incorporada está nos estágios finais de integração e teste”.

    Uma fonte disse à CNN que, antes da reunião de quarta-feira, a administração vinha pressionando os trabalhadores a economizar dinheiro e reduzir as compras.

    A Virgin Orbit anunciou que abriria o capital – por meio de um acordo de fusão reversa chamado SPAC – no outono de 2021. Em seu último relatório financeiro trimestral, publicado em novembro, a empresa relatou fluxo de caixa negativo de US$ 50 milhões.

    Nos últimos meses, a empresa vinha recebendo apoio financeiro adicional do family office de Branson, chamado Virgin Group, de acordo com registros públicos.

    As ações da empresa, que caíram quase 5% durante o pregão, caíram mais de 30% de seu valor em um ponto durante o pregão de quarta-feira. Na época, suas ações estavam avaliadas em menos de 70 centavos por ação.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original