Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Emprego, faturamento e rendimento industrial crescem em julho, aponta pesquisa

    Melhora generalizada dos indicadores é consequência da recuperação do poder de compra das famílias, de acordo com levantamento da CNI

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    Os indicadores de emprego, faturamento, da massa salarial e do rendimento médio no setor industrial cresceram em julho na comparação com o mês anterior, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    De acordo com o levantamento, a melhora generalizada dos indicadores é consequência da recuperação do poder de compra das famílias e de como a indústria “está contornando as dificuldades com relação ao fornecimento de insumos”.

    “A pesquisa Indicadores Industriais trouxe um resultado positivo de forma geral. No caso do emprego e do faturamento, é o terceiro mês consecutivo de alta”, destacou Larissa Nocko, analista de Políticas e Indústria da CNI.

    O emprego avançou 0,5% em julho na comparação com junho, enquanto o rendimento médio teve alta de 1%, assim como o faturamento real, e a massa salarial de 1,3%. Os indicadores consideraram a
    série livre de efeitos sazonais.

    Já na comparação com julho do ano passado, o emprego cresceu 2,3%, enquanto o rendimento médio real teve alta mais robusta de 5,0%, e a massa salarial real avançou 7,3%. Em contrapartida, o faturamento teve queda de -0,1%.

    / CNI

    Com o avanço registrado este mês, a massa salarial atingiu seu ponto mais alto desde março de 2020. Já o rendimento atingiu o ponto mais alto desde janeiro de 2021.

    “Essas duas variáveis podem ser interpretadas como evoluindo juntas. O faturamento na indústria de transformação cresceu também em decorrência da recuperação do poder de compra e do aumento do emprego como um todo”, afirmou Larissa. 

    Em termos de emprego, o segundo semestre se inicia com fôlego semelhante ao da primeira metade do ano, segundo a CNI.

    “O mercado de trabalho se encontra bem aquecido e vem recuperando algumas perdas que ocorreram durante a pandemia. Essa recuperação está em curso, não se completou ainda, mas tem apresentado bons avanços”, concluiu a analista.