Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Embraer assina memorando com a indústria de defesa de Portugal para produção de Super Tucano no padrão da Otan

    Acordo é visto como o grande destaque da agenda de negócios da viagem de Lula a Portugal; aeronave é um dos modelos mais exportados pela fabricante e realiza fiscalização de florestas, espaços aéreos e treinamentos

    António Costa (d), primeiro-ministro de Portugal, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (e).
    António Costa (d), primeiro-ministro de Portugal, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (e). EBC

    Priscila Yazbekda CNN

    A fabricante de aviões Embraer assinou memorando de entendimento com as empresas aeroespaciais de Portugal nesta segunda-feira (24). A assinatura aconteceu em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em viagem a Portugal, e do primeiro-ministro do país, António Costa.

    “Entre os diferentes desdobramentos do memorando, destaca-se o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades dos países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan)”, disse em nota à imprensa Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

    Esse é visto como o grande destaque da agenda de negócios da viagem de Lula a Portugal. A expectativa é que as aeronaves Super Tucanos passam a ser produzidas em solo português e, assim, Portugal abra portas para vendas a outros países da União Europeia.

    O valor estimado de um Super Tucano é de US$ 3,5 milhões, portanto, o acordo tem potencial de movimentar bilhões de dólares. A aeronave que realiza fiscalização de florestas, espaços aéreos e treinamentos é um dos modelos mais exportados pela Embraer.

    O memorando foi assinado com as empresas: Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.

    “O objetivo principal do memorando é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, reforçando a sua capacidade de desenvolver atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. Assim, a Embraer reforça seu compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa”, afirma o comunicado da empresa.

    O A-29N Super Tucano. Divulgação/Embraer

    Parceria começou em 2019

    Em 2019, o governo português firmou contrato com a Embraer para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millenium. A primeira já foi entregue e está em fase de adaptação. Holanda e Hungria também encomendaram aeronaves do tipo.

    O KC-390 é um cargueiro militar e aparece como alternativa ao americano Hércules por ser maior e permitir mais horas de voo.

    O presidente Lula, que estava em um evento com empresários na região do Porto, inclusive voltou a Lisboa a bordo do cargueiro militar KC-390.