Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carros usados venderam 5 vezes mais que os 0 km em março; veja os top 10

    No mês passado, quase 1 milhão de carros usados foram comercializados. Gol ainda reina, e Onix é apenas o 6º colocado

    Volkswagen Gol
    Volkswagen Gol Foto: Divulgação

    Thiago Moreno, colaboração para o CNN Brasil Business

    O mês de março viu um leve crescimento nas vendas de veículos 0 km no Brasil, de acordo com a Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Foram 177.109 novos carros de passeio e comerciais leves acrescentados à frota nacional. Apesar do aumento, o número é pequeno comparado com a comercialização de veículos usados.

    De acordo com a entidade, no mês passado, nada menos que 915.537 carros de segunda mão trocaram de donos, cinco vezes mais que a quantidade de veículos 0 km comercializados no mesmo período. Na comparação com fevereiro, quando 876.306 carros usados foram vendidos, o crescimento foi de 4,48%. Na comparação com março de 2020, com 658.893 unidades usadas comercializadas, o aumento chega a 39%.

    Os números da Fenabrave para o 1º trimestre de 2021 mostram que o crescimento das vendas de veículos usados é uma tendência que se intensificou no último ano. Entre janeiro e março, 2.661.012 carros de segunda mão foram comercializados, contra 2.336.586 unidades em igual período do ano passado. O crescimento no comparativo foi de 13,88%.

    Pandemia está impulsionando venda de usados

    O que estaria ocasionando esse crescimento na procura por carros usados? Essa equação pode ser resolvida olhando para as consequências da pandemia sobre a indústria automotiva nacional. Desde o ano passado, as montadoras já precisaram paralisar suas linhas de montagem e, ao retornar, ainda operam em ritmo reduzido.

    A cotação do dólar disparou na comparação com 2020 e há falta de materiais e componentes eletrônicos no mercado mundial pressionando os custos. Mais recentemente, a segunda onda da Covid-19 no Brasil também fez com que montadoras como Fiat, Chevrolet, Honda e Toyota voltassem a paralisar suas fábricas. 

    O resultado da soma de tais fatores é que comprar um carro 0 km está bem mais caro, sendo que não há mais ofertas abaixo de R$ 40 mil. Mesmo os que podem pagar ainda enfrentam longas filas de espera. Dessa forma, o carro usado se torna mais atrativo, pois seu valor é geralmente menor e, assim que o veículo é pago pelo comprador, é entregue imediatamente.

    Veteranos ainda dominam o ranking

    Olhando especificamente para os carros usados mais vendidos de março, o cenário é bem diferente daquele visto entre os veículos novos. Com 40 anos de mercado, é o veterano Volkswagen Gol quem reina na liderança, com quase 70 mil unidades comercializadas no mês. Ele é seguido por outros três modelos da Fiat com bastante tempo de estrada: Palio, Uno e Strada.

    Enquanto o Chevrolet Onix vem sendo o líder de vendas entre os 0 km há alguns anos, mesmo tendo perdido o posto para Fiat Strada e Hyundai HB20 no mês passado, entre os usados ele é apenas o sexto colocado, com menos de 23 mil unidades comercializadas. Ele ficou atrás até mesmo do carro que substituiu: o Chevrolet Celta.

    Os 10 carros usados mais vendidos de março

    1. Volkswagen Gol – 69.388 unidades
    2. Fiat Palio – 42.880 unidades
    3. Fiat Uno – 40.441 unidades
    4. Fiat Strada – 26.404 unidades
    5. Chevrolet Celta – 25.291 unidades
    6. Chevrolet Onix – 22.752 unidades
    7. Volkswagen Fox – 22.389 unidades
    8. Ford Ka – 20.894 unidades
    9. Toyota Corolla – 20.676 unidades
    10. Ford Fiesta –  20.117 unidades