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    Elétrico da Mercedes terá 1.000 km de autonomia e assentos feitos de cogumelos

    O carro de luxo futurista também é feito com uma série de materiais reciclados e sustentáveis ​​inovadores, incluindo fibras de cogumelos, cactos moídos e lixo, como restos de comida

    Uma renderização do Mercedes-Benz Vision EQXX
    Uma renderização do Mercedes-Benz Vision EQXX Divulgação/Mercedes-Benz

    Peter Valdes-Dapenado CNN Business

    A Mercedes revelou um novo carro-conceito totalmente elétrico, o EQXX, que a empresa afirma poder percorrer cerca de 1.000 km com uma única carga.

    O carro de luxo futurista também é feito com uma série de materiais reciclados e sustentáveis ​​inovadores, incluindo fibras de cogumelos, cactos moídos e lixo, como restos de comida.

    O alcance da Mercedes para este veículo-conceito é baseado em testes simulados por computador, e não na direção real, disse a empresa.

    Se a afirmação for precisa, porém, o EQXX seria capaz de dirigir mais longe com uma única carga do que um Toyota Prius híbrido pode viajar com um tanque cheio de gasolina, de acordo com estimativas da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

    O Prius só pode gerenciar 588 milhas. É quase tão longe quanto os 946 km que um Chevrolet Suburban movido a diesel pode ir com um tanque de 105 litros de combustível. Também está muito mais longe do que qualquer outro carro elétrico atualmente disponível nos Estados Unidos, de acordo com a EPA.

    A Mercedes planeja demonstrar a autonomia do carro em um teste de direção real nesta primavera, disse a empresa.

    A Mercedes disse que pretende que metade de suas vendas seja de carros elétricos até 2025 e, até 2030, que a marca esteja virtualmente “pronta para ser totalmente elétrica”. A empresa se referiu ao EQXX como um “projeto de tecnologia para produção em série”. Não está claro, porém, se a Mercedes pretende usar toda essa tecnologia em um modelo de produção real ou se tudo está perto de ser viável para produção.

    O EQXX atinge seu notável alcance com uma bateria que tem a metade do tamanho e 30% mais leve que a do Mercedes EQS, as montadoras alemãs alimentam um sedã totalmente elétrico, enquanto armazena a mesma quantidade de energia, de acordo com a Mercedes.

    Em 1.000 quilômetros, o EQXX forneceria cerca de 214 km a mais de distância de condução com uma carga do que o EQS com base nas estimativas de alcance europeu para aquele carro.

    O EQXX ganha esses quilômetros extras em grande parte por meio da eficiência, de acordo com a Mercedes. A Mercedes afirma que o EQXX pode viajar mais de 6 milhas por quilowatt-hora de eletricidade.

    Isso é quase três vezes mais longe por quilowatt-hora do que um Tesla Model S Long Range, de acordo com as estimativas da EPA dos EUA. Um quilowatt-hora é uma unidade de energia elétrica armazenada na bateria de um carro, então milhas por quilowatt-hora são como km/h para um carro a gasolina.

    Os números são muito mais baixos, porém, porque um galão de gasolina —ou seja, 3,78 litros— contém quase 34 quilowatts-hora de energia.

    Para atingir esse nível de eficiência, os designers da Mercedes se concentraram na aerodinâmica. O EQXX tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,17, que é visivelmente mais aerodinâmico do que uma bola de futebol bem lançada.

    Também é mais aerodinâmico do que o Mercedes EQS de hoje que, embora ainda seja muito aerodinâmico, tem um coeficiente de arrasto de 0,20. Um Porsche 911 Turbo tem um coeficiente de arrasto de 0,33, de acordo com a Porsche.

    O carro também foi projetado para ser o mais leve possível, de acordo com a Mercedes. Além da bateria relativamente leve, tem rodas feitas de magnésio e freios de alumínio. As molas da suspensão do EQXX são feitas de plástico reforçado com fibra de vidro em vez de metal.

    O corpo do EQXX inclui uma subestrutura em forma de teia projetada para ter metal apenas onde é realmente necessário para integridade estrutural e segurança em caso de colisão. Os espaços vazios no quadro são preenchidos com um material chamado UBQ, criado por uma startup israelense.

    O UBQ é feito de resíduos de aterro que podem incluir coisas como plásticos misturados, papelão, resíduos de jardinagem e até fraldas, de acordo com a Mercedes-Benz. Os painéis solares no teto fornecem energia suplementar para coisas como ar-condicionado, luzes e sistemas de tela sensível ao toque do carro, reduzindo a demanda de energia da bateria.

    Além do material de preenchimento UBQ na carroceria, o EQXX também utiliza materiais sustentáveis ​​em outras partes do carro. Um material semelhante a couro feito de micélio, as estruturas subterrâneas semelhantes a raízes dos cogumelos, é usado nas almofadas dos assentos.

    Outro substituto do couro, feito de fibras pulverizadas de cacto, é usado em outras partes do interior. Os tapetes são feitos inteiramente de fibra de bambu, segundo a Mercedes.

    Por dentro, o EQXX tem uma enorme tela sensível ao toque que se estende por todo o painel. Ao contrário da “tela” ultra-larga no EQS, que na verdade são três telas menores sob uma única lâmina de vidro, a do EQXX é realmente uma única tela larga de mais de um metro. Para economizar energia, as partes não utilizadas da tela escurecem.

    Os engenheiros e designers da Mercedes também tentaram dar ao sistema de controle de voz do carro mais personalidade, com uma voz realista e emocionalmente mais expressiva. O sistema é representado por um avatar em forma humana composto de pequenas estrelas.

    A figura é inspirada na jovem Mercedes Jellinek, filha de Emil Jellinek, um dos primeiros (e particularmente exigentes) clientes da Daimler, agora empresa-mãe da Mercedes.

    Em 1900, ele encomendou um novo modelo de carro esporte que insistiu em receber o nome de sua filha. O carro foi um sucesso tão grande que seu nome mais tarde foi anexado a todos os carros que a empresa fabricava.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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