Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Economia dos EUA registra 263 mil novos empregos em novembro

    Taxa de desemprego manteve-se estável em 3,7%, de acordo com o último relatório mensal de empregos do Departamento do Trabalho, divulgado na manhã desta sexta-feira

    Alicia Wallacedo CNN Business

    A economia dos Estados Unidos (EUA) criou 263.000 empregos em novembro, desafiando a ação agressiva do Federal Reserve para esfriar a economia e reduzir a inflação, alta de décadas.

    A taxa de desemprego manteve-se estável em 3,7%, de acordo com o último relatório mensal de empregos do Departamento do Trabalho, divulgado na manhã desta sexta-feira.

    Economistas consultados pela Refinitiv esperavam que o ritmo de contratação desacelerasse para um ganho de apenas 200.000 empregos em novembro e a taxa de desemprego permanecesse estável em 3,7%.

    Alguns dos maiores ganhos mensais de empregos foram no setor de lazer e hospitalidade, bem como na área da saúde. O relatório de empregos também mostrou um aumento inesperado nos ganhos médios por hora, outro golpe contra os esforços do Fed para conter a inflação por meio do arrefecimento da demanda. Funcionários do banco central expressaram preocupação com o aumento dos salários mantendo a inflação elevada.

    Em novembro, o salário médio por hora aumentou 0,6% em relação ao mês anterior e 5,1% em relação ao ano anterior. Os economistas esperavam que essas taxas de aumento desacelerassem em relação a outubro, quando aumentaram 0,5% na comparação mensal e 4,9% na comparação anual.

    “O relatório de emprego de novembro oferece um pacote de férias com boas notícias para os trabalhadores americanos, incluindo um forte aumento nos salários”, disse Mark Hamrick, economista sênior do Bankrate, em um comunicado. “De acordo com a divisão clássica às vezes vista entre Main Street e Wall Street, o relatório diz ao Federal Reserve que tem mais trabalho a fazer em sua batalha contra a inflação.”

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original