Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Diretor do FMI diz acreditar que toda a Europa terá desaceleração no crescimento

    Diretor do Departamento da Europa do órgão, Alfred Kammer, destacou ainda que o quadro macroeconômico dos países da Europa deverá estar alinhado para combater a inflação

    Logo do Fundo Monetário Internacional (FMI) em encontro anual do Banco Mundial de 2018, em Nusa Dua, Bali, Indonésia
    Logo do Fundo Monetário Internacional (FMI) em encontro anual do Banco Mundial de 2018, em Nusa Dua, Bali, Indonésia 12/10/2018 REUTERS/Johannes P. Christo

    Natália Coelho, especial para a AE, do Estadão Conteúdo

    O diretor do Departamento da Europa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alfred Kammer, acredita que toda a Europa deverá passar por uma desaceleração do crescimento. Segundo ele, países como Alemanha e Itália enfrentarão um período de recessão. Já países como a Espanha deverão escapar do risco.

    Kammer destacou ainda, em entrevista coletiva, que o quadro macroeconômico dos países da Europa deverá estar alinhado para combater a inflação. “A inflação deve cair de forma constante no próximo ano, mas permanecerá significativamente acima da meta do banco central”.

    Já em análise sobre o Reino Unido em particular, Kammer destacou que o FMI irá avaliar a recalibração fiscal anunciada mais cedo.

    A declaração vem no mesmo dia em que o Ministro de Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, deixou o posto, a pedido da primeira-ministra Liz Truss.

    O ministro era um dos principais responsáveis pelo plano fiscal do Reino Unido, mal recebido pelo mercado, e Truss também anunciou mudanças na iniciativa.