Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dinheiro esquecido em bancos vai ter repescagem; veja calendário para quem já tem direito

    Transferência dos valores ocorre por data de nascimento; BC anunciou que haverá repescagem para quem perder a data para solicitar o repasse

    Marcello Casal JrAgência Brasil

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business

    em São Paulo

    O Banco Central (BC) anunciou que o montante de quem tem dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras será revelado a partir de março. Neste período, os cidadãos também vão poder solicitar a transferência dos valores guardados.

    O anúncio do BC faz referência àqueles que realizaram a consulta no site do Sistema Valores a Receber, plataforma que informa ao usuário se ele possui algum dinheiro parado em contas que foram encerradas, por exemplo.

    Pessoas que nasceram antes de 1968 ou empresas que tenha sido criada antes desta data terão prioridade e devem retornar entre 7 a 11 de março para receber um retorno do BC.

    Se a consulta não for feita na data e no período informado, será necessário voltar na repescagem, um dia depois do período estabelecido. A repescagem vai ocorrer durante todo o dia, das 4h às 24h, informou o BC.

    Confira o calendário completo abaixo:

    Se também perder a data da repescagem, ele poderá consultar a quantia disponível e solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

    O dinheiro permanecerá disponível mesmo em casos nos quais o resgate não seja solicitado. E mesmo que a pessoa não consulte os valores ou peça transferência, isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver.

    Segundo o Banco Central, a quantia continuará guardada pela instituição financeira em que se encontra até a solicitação do resgate.

    O que é considerado “dinheiro esquecido”?

    Segundo a entidade monetária brasileira, o sistema de consulta procura valores que estejam nas seguintes condições:

    • Contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível
    • Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
    • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC
    • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito
    • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados

    Como saber se tem dinheiro esquecido?