Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Devemos focar em reduzir impostos”, diz especialista sobre combustíveis

    Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, defende medidas para reduzir tributos e mais políticas sociais para conter a disparada dos preços

    Da CNN Brasil*

    Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (14), o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, defendeu medidas para reduzir os impostos dos combustíveis e políticas públicas que auxiliem a população de baixa renda diante da disparada dos preços.

    Para ele, o foco deveria ser no projeto que traz mudanças estruturais no cálculo do ICMS, que está na Senado e já foi aprovado pela Câmara. “Assim, você passaria a calcular o ICMS em reais por litro, e não mais a cada 15 dias, porque isso traz muita volatilidade no preço das bombas”, disse.

    Adriano também afirmou ver com bons a PEC do senador Carlos Fávaro (PSD).

    “A PEC traz oportunidade de reduzir impostos e foca em uma espécie de política social, pois está preocupada com que não aumente tarifas de transporte urbano, além de dar auxílio para os caminhoneiros e aumento do auxílio gás”, disse.

    O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, no entanto, não acredita que um fundo de estabilização possa ser a salvação.

    “Perdemos a oportunidade para criar um fundo em diversos momentos. A última vez foi no início pandemia, quando o barril chegou a US$ 20, aí poderia ter criado um fundo”, afirmou.

    “Agora criar um fundo em ano eleitoral, com o petróleo se aproximando de US$ 100 e uma depreciação do real frente ao dólar, é muito difícil”, acrescentou.

     

    *Texto publicado por Fabricio Julião, do CNN Brasil Business