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    Desconto de 2,9% no perfume e 2,5% no PC: Black Friday tem promoções modestas, diz XP

    Ao observar a evolução dos preços nos meses de outubro e novembro, a pesquisa indicou queda quase imperceptível para o bolso

    Um dos itens com a maior queda nos últimos anos foi perfume: com desconto de apenas 2,9%
    Um dos itens com a maior queda nos últimos anos foi perfume: com desconto de apenas 2,9% Divulgação

    Fernando Nakagawada CNN

    São Paulo

    A Black Friday se consolidou no varejo brasileiro, mas o impacto nos preços pode ser considerado modesto. Pelo menos é isso que indica um estudo da XP. Ao observar a evolução dos preços nos meses de outubro e novembro, a pesquisa indicou queda quase imperceptível para o bolso.

    Um dos itens com a maior queda nos últimos anos foi perfume: com desconto de apenas 2,9%. Apesar dos descontos modestos, a data é importante para o comércio porque o mesmo estudo confirmou que o movimento no varejo aumenta nessa data.

    Para responder à pergunta: o que fica mais barato na Black Friday? A XP avaliou o impacto da promoção em três períodos: entre 2007 e 2012 (antes da data comercial chegar ao Brasil), entre 2013 e 2019 (quando o dia começou a ganhar força no país) e entre 2020 e 2022 (com a consolidação da promoção no comércio eletrônico). O estudo foi feito com subitens e grupos da inflação oficial, o IPCA, em novembro frente a outubro.

    Nessa observação, apenas dois segmentos tiveram descontos na média observada entre os anos de 2020 e 2022: TV, som e informativa e higiene pessoal.

    Individualmente, o item que registrou a maior queda foi “produtos para unha” com desconto médio de 3%. Em seguida, aparecem os perfumes com redução de 2,9% em novembro na comparação com outubro.

    No grupo TV, som e informática, os descontos aparecem em vários produtos, mas são ainda mais modestos. Computador pessoal tem queda de 2,5%, enquanto os aparelhos som caíram média de 2% nas últimas três Black Fridays. Os aparelhos de TV, por sua vez, tiveram desconto médio de 0,3%.

    “O comportamento da série muda abruptamente entre os três períodos destacados. De 2020 a 2022, as desacelerações em novembro têm sido mais proeminentes com destaque para computador pessoal”, cita o estudo da XP.

    Os descontos, porém, acabam por aí. A pesquisa mostra que há vários segmentos e produtos com aumento de preços nessa época do ano.

    Vendas por segmento

    Apesar dos descontos modestos, o movimento no comércio cresce. O estudo também observou o movimento do varejo, e a maioria dos segmentos são beneficiados nesse período com vendas maiores.

    “No geral, vê-se que houve aumento na média de crescimento do volume de vendas entre outubro e novembro no período mais recente, o que pode estar associado ao crescimento de importância da data no varejo brasileiro”, cita o estudo.

    Entre os segmentos do comércio, a XP destaca setor de eletrodomésticos, que cresceu 17,6% em média nos anos entre 2020 e 2022.