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    Cruise faz recall de robô-taxis após passageiro ficar ferido em acidente

    Fabricante disse em um documento que já emitiu recall com uma atualização de software que diz melhorar a capacidade do carro de prever o que outros veículos farão, inclusive em condições semelhantes ao acidente

    A Cruise se tornou a segunda empresa a oferecer um serviço de carona totalmente autônomo quando foi lançada em San Francisco em fevereiro
    A Cruise se tornou a segunda empresa a oferecer um serviço de carona totalmente autônomo quando foi lançada em San Francisco em fevereiro Foto: Divulgação/AutoX

    Matt McFarlanddo CNN Business

    Esta semana, a Cruise, que tem a General Motors como sua maior acionista, tornou-se o primeiro operador de robô-táxi a recolher seus veículos, após um acidente em junho envolvendo danos “grandes” e ferimentos leves aos passageiros.

    O acidente ocorreu depois que o robô-taxi Cruise fazendo uma curva à esquerda parou no cruzamento, pensando que um veículo que se aproximava viraria na frente dele.

    Mas o veículo que se aproximava dirigiu em linha reta, atingindo o veículo Cruise. Tanto o departamento de polícia de São Francisco quanto a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário iniciaram investigações.

    A Cruise disse que o veículo em sentido contrário dirigiu na pista de conversão à direita e estava viajando a “aproximadamente 65 hm/h” em uma faixa de 40 km/h antes de sair da pista e seguir em frente. Cruise reconheceu em seu pedido de recall que seu robô-taxi não era “suficientemente reativo”.

    A porta-voz do Cruise, Hannah Lindow, se recusou a dizer o que o veículo Cruise poderia ter feito de forma diferente e se recusou a divulgar o vídeo do acidente.

    No entanto, a Cruise disse em comunicado que fez o recall “no interesse da transparência ao público”.

    A Cruise disse em um documento que já emitiu recall com uma atualização de software que diz melhorar a capacidade do carro de prever o que outros veículos farão, inclusive em condições semelhantes ao acidente.

    A Tesla, indiscutivelmente uma concorrente da Cruise no longo prazo, foi criticada no passado por fazer atualizações de software em seus veículos, embora nem sempre emitisse um recall. A NHTSA tem sido mais proativa nos recalls ultimamente e a Tesla emitiu quatro recalls em um período de 12 dias no início deste ano.

    Atualizações de software como as que Cruise fez, muitas vezes chamadas de “atualizações pelo ar”, geralmente não são financeiramente onerosas para as empresas como os recalls tradicionais, porque não há custos para peças físicas e mão de obra para instalá-las.

    “Os desenvolvedores de direção automatizada estão constantemente revisando seus softwares, inclusive para abordar possíveis problemas de segurança”, disse Bryant Walker Smith, professor da faculdade de direito da Universidade da Carolina do Sul que pesquisa veículos autônomos, ao CNN Business. “É para crédito da empresa que eles trataram essa atualização específica relevante para a segurança como um recall sob a lei federal”.

    Cruise continuou a operar seu serviço de robô-taxi em San Francisco após o acidente. Mas em algum momento após o acidente, que a Cruise não divulgou, desativou a capacidade de seus veículos de fazer curvas à esquerda desprotegidas e reduziu a área onde seu robô-taxis operava.

    A Cruise reintroduziu gradualmente curvas à esquerda desprotegidas desde a atualização do software em 6 de julho. Uma curva à esquerda desprotegida é uma curva onde não há um sinal de curva à esquerda que indica quando é a oportunidade de os veículos irem.

    As curvas à esquerda desprotegidas são geralmente consideradas uma das coisas mais desafiadoras que um veículo totalmente autônomo realiza. Os robô-taxis da Waymo no Arizona, por exemplo, às vezes evitam essas curvas para ajudar a minimizar os riscos.

    A Cruise se tornou a segunda empresa a oferecer um serviço de carona totalmente autônomo quando foi lançada em San Francisco em fevereiro, mas apenas durante a madrugada. A colisão que levou ao recall ocorreu às 23h, de acordo com o relatório de Cruise apresentado ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.

    O robô-taxis de Cruise encantou alguns passageiros, mas também teve falhas, incluindo falhas técnicas e falhas como bloquear um caminhão de bombeiros respondendo a um incêndio com vários alarmes em abril, de acordo com o Corpo de Bombeiros de São Francisco. Também surgiram fotos de um grupo de veículos de cruzeiro bloqueando faixas em uma rua de São Francisco.

    Desenvolver e operar robô-taxis é extremamente difícil e caro. Cruise adicionou acionistas além da GM, incluindo Honda, Microsoft e Walmart. Cruise perdeu US$ 500 milhões no segundo trimestre deste ano, de acordo com documentos financeiros da GM.

    A CEO da GM, Mary Barra, disse no mês passado que o mercado de robô-taxis provavelmente seria de vários bilhões de dólares, uma vez que os passeios de robotaxis estivessem disponíveis por US $ 1 por milha, mais barato do que Uber e Lyft conduzidos por humanos, que geralmente custam vários dólares por milha e às vezes mais.
    “Vai ser uma grande parte de como nos movemos do ponto A para o ponto B porque é mais seguro”, disse Barra à Fox Business.

    A NHTSA não tem padrões de desempenho para veículos totalmente autônomos como o Cruise, mas disse que fará recalls conforme necessário.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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