Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Crescimento econômico é três vezes maior que o projetado pelo mercado no início do ano, diz Haddad

    Ministro reiterou outros membros do governo ao indicar que a expectativa para o crescimento neste ano gira em torno de 3%

    Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
    Ministro da Fazenda, Fernando Haddad MF

    Danilo Moliternoda CNN São Paulo

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira (1º) que as projeções atuais para o crescimento econômico são três vezes maiores que as estimativas divulgadas pelo mercado no início do ano.

    “Queria lembrar que em janeiro as projeções médias do mercado eram de um crescimento inferior a 1%. Portanto, em relação ao que estava sendo projetado para a economia brasileira pelo mercado, estamos com crescimento três vezes superior”, disse.

    Haddad reiterou outros membros do governo ao indicar que a expectativa para o crescimento neste ano gira em torno de 3%.

    “As projeções vêm sendo superadas, e o crescimento do PIB neste ano devem atingir a marca dos 3%. Estamos com uma expectativa ainda melhor do que estávamos em janeiro”, disse.

    A economia do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do esperado pelo mercado, que tinha uma expectativa de avanço em 0,3%.

    O petista afirmou que, apesar do resultado positivo, o cenário para o futuro da pasta é “desafiador”. Ele voltou a pedir que as chamadas “medidas saneadoras”, que visam elevar a arrecadação, sejam aprovadas no Congresso.

    Segundo o ministro, este é um trabalho para consolidar o novo marco fiscal. O Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA) de 2024, enviado ao Congresso na última quinta-feira (31), prevê déficit primário zero.

    Ainda sobre o resultado positivo, Haddad afirmou que “ninguém está dando o campeonato como ganho”, mas indicou que “com crescimento econômico tudo fica mais viável”.