Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Créditos de carbono promovem sustentabilidade e movimentam economia global

    Ainda existem desafios para que o Brasil se torne protagonista do mercado de créditos de carbono e na neutralização de emissões de gás carbônico

    Do CNN Brasil Business , em São Paulo

    Com o interesse crescente por parte de empresas, organizações e investidores em práticas ESG —  ambiental, social e governança, em inglês — o mercado de crédito de carbono ganhou destaque nas políticas ambientais no pós-pandemia.

    Esses certificados, emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa, não trazem benefícios exclusivamente para o meio ambiente: também são uma ferramenta para movimentar a economia global, segundo especialistas consultados pelo CNN Soft Business.

    Brasil

    Ainda existem desafios para que o Brasil se torne protagonista do mercado de créditos de carbono e na neutralização de emissões de gás carbônico — ainda que não falte potencial.

    Segundo Guido Penido, consultor do Banco Mundial, cada hectare de floresta desmatado no Brasil impossibilita o ganho de recursos internacionais pela venda de crédito de carbono, uma vez que isso entra no inventário de emissões do país.

    “É de total interesse do Brasil coibir desmatamentos e qualquer tipo de atividade ilegal”, afirma à CNN.

    Mas é possível contar vitórias, especialmente devido ao histórico de sucesso com o desenvolvimento do etanol.

    Sua produção tem impacto ambiental significativamente menor quando comparado a combustíveis fósseis — petróleo, carvão mineral e gás natural, por exemplo — e é um indicativo de que o Brasil tem recursos para inovar na área.

    Mudanças geracionais

    Segundo Luis Adaime, CEO da Moss, uma startup que comercializa créditos de carbono, essa tendência é um reflexo da nova maneira que a atual geração interage com o mundo.

    Adaime afirma que 87% dos millennials consideram a sustentabilidade no seu consumo. Nos baby boomers, esse número cai para menos de 20%.

    “Com a preponderância dos millennials na população global, aconteceram mudanças drásticas no padrão de consumo e a importância da questão da compensação e da sustentabilidade e impacto ambiental”.

    O episódio do CNN Soft Business que vai ao ar neste domingo (18), promove uma radiografia do mercado de carbono no Brasil, tanto do ponto de vista econômico, quanto do prisma da sustentabilidade, revelando como o Brasil tem papel estratégico nesse cenário.

    O programa vai ao ar todo domingo, às 23h15. Você pode conferir pela TV e também pelo Youtube.

    Publicado por Thâmara Kaoru

    Tópicos