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    Contas digitais favorecem bancarização e mudam hábitos em pequenos negócios, diz Sebrae

    Levantamento revela que atendimentos bancários tradicionais são utilizados atualmente de forma muito esporádica

    Entre MEIs, adesão aos bancos online chega aos 60%, contra 43% entre donos de empresas de pequeno porte (EPP)
    Entre MEIs, adesão aos bancos online chega aos 60%, contra 43% entre donos de empresas de pequeno porte (EPP) rupixen.com/Unsplash

    Eduardo Hahonda CNN*

    em Brasília

    As contas digitais têm impulsionado o processo de bancarização entre donos de pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEIs).

    É o que mostra uma pesquisa inédita do Sebrae, realizada com o intuito de conhecer os hábitos de pequenos empresários e MEIs em relação ao uso de produtos financeiros como pessoas físicas.

    O levantamento revela que atendimentos bancários tradicionais, como caixa eletrônico, caixa do banco e correspondente bancário são utilizados atualmente de forma muito esporádica.

    O Sebrae forneceu, à CNN, os resultados da 2ª edição de sua Pesquisa Hábitos de Uso de Produtos Financeiros. Foram feitas 6.126 entrevistas por telefone, entre os dias 7 de dezembro de 2022 e 20 de janeiro de 2023, com margem de erro de 1,25 ponto percentual.

    A pesquisa aponta que as contas bancárias digitais são mais populares à medida que as empresas são menores. Entre os MEIs, a adesão aos bancos online chega aos 60%, contra 43% entre donos de empresas de pequeno porte (EPP).

    De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, “a digitalização das instituições financeiras democratizou a acessibilidade aos bancos”, o que justifica a relação inversamente proporcional entre tamanho do empreendimento e uso dos bancos digitais.

    “As pessoas foram se refinando para pegar os grandes números, os grandes clientes, mas o importante é que a massificação da tecnologia democratizou aos brasileiros, e ao mundo inteiro, esse acesso real de ter um banco na palma da mão”, afirmou o presidente da entidade.

    Para Melles, a mudança dos hábitos financeiros registrada no estudo é decorrente do “conforto muito maior” de ter o aplicativo do banco diretamente no dispositivo celular. Ele destaca a menor burocracia envolvida para se abrir uma conta online, também responsável por atrair novos clientes.

    “Na minha época, o chique era ter um cheque especial. De 55% de usuários de cheque especial em 2015, já caiu para 21%. Dos aplicativos de banco, de 15% para 86%. Os que usam caixa eletrônico, de 58% para 18%. Os hábitos mudaram, a forma de utilizar mudou, e deu um conforto muito maior você ter seu banco portátil aqui na mão. Esta é a grande novidade, é o que a ciência e a tecnologia trouxeram de conhecimento para melhorar a vida das pessoas”, comenta Melles.

    Segundo a pesquisa, comparando a tendência dos bancos digitais entre empreendedores jovens e idosos, a aderência é consideravelmente maior entre aqueles entre 25 e 34 anos. Enquanto apenas 29% dos empreendedores acima dos 65 anos de idade possuem contas bancárias online, 74% dos jovens donos de negócios aderem às mesmas.

    O estudo também chama atenção para a quantidade de pequenos empreendedores que já pagaram despesas com conta bancária de pessoa física. Representantes do Sebrae afirmam que, “quanto menor e menos estruturado o negócio, mais os empreendedores cometem este erro”. Entre os MEI, 63% dizem ter este hábito, contra 54% entre os microempreendedores.

    Se for feita análise por setor, empresários da agropecuária despontam como os que mais utilizam deste recurso, com 65%, seguidos do setor dos Serviços, com 64%.

    *Sob supervisão de Daniel Rittner