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    Conheça Mastodon, rede social que está atraindo “fugitivos” do Twitter

    Plataforma existe desde 2016, desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos e apoiada por crowdfunding

    Mastodon ganhou 230.000 usuários desde 27 de outubro, quando Musk assumiu o controle do Twitter
    Mastodon ganhou 230.000 usuários desde 27 de outubro, quando Musk assumiu o controle do Twitter Ascannio/Adobe Stock

    Rachel Metzda CNN

    Na semana desde que Elon Musk assumiu o Twitter, o número de pessoas se inscrevendo em uma pequena rede social chamada Mastodon aumentou.

    Você pode não ter ouvido falar do Mastodon, que existe desde 2016, mas agora está crescendo rapidamente. Alguns estão fugindo do Twitter para isso ou pelo menos procurando um segundo lugar para postar seus pensamentos on-line, pois a rede social muito mais conhecida enfrenta demissões, mudanças controversas de produtos, uma mudança esperada em sua abordagem à moderação de conteúdo e um salto na retórica odiosa.

    Pode não haver uma alternativa clara para o Twitter, uma plataforma exclusivamente influente que se move rapidamente, tem muito texto, conversa e é orientada para notícias.

    Mas Mastodon provoca uma certa coceira. O serviço tem uma aparência semelhante ao Twitter, com uma linha do tempo de atualizações curtas classificadas cronologicamente e não algoritmicamente. Ela permite que os usuários participem de vários servidores diferentes executados por vários grupos e indivíduos, em vez de uma plataforma central controlada por uma única empresa como Twitter, Instagram ou Facebook.

    Ao contrário das redes sociais maiores, a Mastodon é gratuito e livre de anúncios. É desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos dirigida pelo criador do Mastodon, Eugen Rochko, e é apoiada por crowdfunding.

    Rochko disse em entrevista na quinta-feira que a Mastodon ganhou 230.000 usuários desde 27 de outubro, quando Musk assumiu o controle do Twitter. Ela agora tem 655.000 usuários ativos a cada mês, disse ele. O Twitter informou em julho que tinha quase 238 milhões de usuários monetizáveis ​​ativos diariamente.

    “Não é tão grande quanto o Twitter, obviamente, mas é a maior que essa rede já foi”, disse Rochko, que originalmente criou o Mastodon mais como um projeto do que um produto de consumo (e, sim, seu nome foi inspirado por a banda de heavy metal Mastodon).

    Quem está se juntando ao Mastodon?

    As novas inscrições do Mastodon incluem alguns usuários do Twitter com grandes seguidores, como a atriz e comediante Kathy Griffin, que ingressou no início de novembro, e a jornalista Molly Jong-Fast, que ingressou no final de outubro.

    Sarah T. Roberts, professora associada da UCLA (Universidade da Califórnia) e diretora do corpo docente do UCLA Center for Critical Internet Inquiry (Centro para Investigações Críticas sobre a Internet), começou a usar o Mastodon a sério em 30 de outubro, logo após Musk assumir o Twitter. (Ela criou outra conta anos atrás, ela disse, mas não entrou nela até recentemente por causa da popularidade do Twitter entre as pessoas na academia.)

    Roberts, que trabalhou no Twitter como pesquisadora da equipe no início deste ano enquanto estava de licença da UCLA, disse que se inspirou para começar a usar o Mastodon devido a preocupações sobre como a moderação de conteúdo do Twitter pode mudar sob o controle de Musk. Ela suspeita que alguns recém-chegados estão simplesmente cansados ​​de empresas de mídia social que capturam muitos dados de usuários e são impulsionadas pela publicidade.

    E ela apontou que os usuários do Twitter podem migrar para o Mastodon em particular porque sua experiência de usuário é bastante semelhante à do Twitter. Muitos dos recursos e layout do Mastodon (particularmente em seu aplicativo iOS) parecerão familiares aos usuários atuais do Twitter, embora com um palavreado ligeiramente diferente; você pode seguir outras pessoas, criar postagens curtas (há um limite de 500 caracteres e você pode enviar imagens e vídeos), favoritar ou republicar postagens de outros usuários e assim por diante.

    “É o mais próximo possível”, disse ela.

    Sentindo-se como uma recém-chegada

    Sou usuário do Twitter desde 2007, mas como um número crescente de pessoas que sigo na rede social começou a postar seus nomes de usuário Mastodon nas últimas semanas, fiquei curioso. Esta semana, decidi conferir o Mastodon por mim mesmo.

    Existem algumas diferenças importantes, principalmente na forma como a rede é configurada. Como as contas dos usuários do Mastodon são hospedadas em vários servidores diferentes, os custos de hospedagem de usuários são distribuídos entre muitas pessoas e grupos diferentes. Mas isso também significa que os usuários estão espalhados por todo o lugar, e as pessoas que você conhece podem ser difíceis de encontrar – Rochko comparou essa configuração a ter diferentes provedores de e-mail, como Gmail e Hotmail.

    Isso significa que toda a rede não está sob o controle de nenhuma pessoa ou empresa, mas também apresenta algumas novas complicações para aqueles acostumados ao Twitter – um produto que também foi criticado ao longo dos anos por ser menos intuitivo do que mais popular que serviços como Facebook e Instagram.

    No Mastodon, por exemplo, você precisa entrar em um servidor específico para se inscrever, alguns dos quais são abertos a qualquer pessoa, alguns dos quais exigem um convite (você também pode executar seu próprio servidor).

    Existe um servidor operado pela organização sem fins lucrativos por trás do Mastodon, Mastodon.social, mas não está aceitando mais usuários; Atualmente, estou usando um chamado Mstdn.social, que também é onde posso entrar para acessar o Mastodon na web.

    E embora você possa seguir qualquer outro usuário do Mastodon, não importa em qual servidor ele se inscreveu, você só pode ver as listas de quem segue seus amigos do Mastodon, ou quem seus amigos do Mastodon seguem, se os seguidores pertencerem ao mesmo servidor com o qual você se inscreveu (percebi isso enquanto tentava rastrear mais pessoas que conheço que se inscreveram recentemente).

    No começo, parecia que eu estava começando de novo, em certo sentido, como uma completa recém-chegada às mídias sociais. Como disse Roberts, é bastante semelhante ao Twitter em termos de aparência e funcionalidade, e o aplicativo para iOS é fácil de usar.

    Mas ao contrário do Twitter, onde posso interagir facilmente com um grande público, minha rede Mastodon tem menos de 100 seguidores. De repente, eu não tinha ideia do que postar – uma sensação que nunca me incomoda no Twitter, talvez porque o tamanho dessa rede faça com que qualquer postagem pareça menos importante. Eu superei isso rapidamente, porém, e percebi que a escala menor do Mastodon pode ser calmante em comparação com o fluxo interminável de estímulo do Twitter.

    Uma escotilha de fuga de mídia social

    No entanto, não estou pronta para fechar minha conta no Twitter; para mim, o Mastodon é uma espécie de escapatória de mídia social caso o Twitter se torne insuportável.

    Roberts também ainda não decidiu se fechará sua conta no Twitter, mas ficou surpresa com a rapidez com que seus seguidores cresceram no Mastodon. Dentro de uma semana de se inscrever e alertar seus quase 23.000 seguidores no Twitter, ela acumulou mais de 1.000 seguidores do Mastodon.

    “Pode ser muito em breve que as pessoas não queiram ser vistas no Twitter”, disse ela.

    De certa forma, começar de novo também pode ser divertido.

    “Pensei: ‘Como será começar de novo?'”, ela perguntou. “É meio interessante: Ah, essa pessoa está aqui! Aqui está fulano de tal! Estou tão feliz que eles estão aqui para que possamos estar aqui juntos.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original