Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Confiança da indústria sobe em maio, mas ainda indica pessimismo do setor, diz CNI

    Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) aumentou 0,4 ponto, para 49,2 pontos no mês

    Sandra Manfrini, do Estadão Conteúdo

    A confiança da indústria apresentou uma leve alta em maio, mas não o suficiente para retirar o empresário do setor do estado de falta de confiança em que se encontra desde março. Isso é o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta quinta-feira (11), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aumentou 0,4 ponto, para 49,2 pontos em maio.

    O indicador varia de zero a 100 pontos. Quando abaixo de 50 pontos, o índice mostra falta de confiança.

    O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, avalia, no entanto, que, apesar de pequena, a recuperação do indicador foi disseminada entre todos os componentes do índice, o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas.

    A pesquisa mostra que, em relação às condições atuais, o indicador subiu 0,6 ponto em maio, para 43,1 pontos.

    “A alta mostra que os empresários veem o atual momento em relação aos últimos seis meses de maneira um pouco menos negativa em maio do que observavam em abril. É o primeiro avanço mensal do índice desde setembro de 2022″, afirma Azevedo.

    O Índice de Expectativas teve ligeira alta, de 0,3 ponto, para 52,2 pontos. A avaliação da CNI é que, “ao subir para um pouco mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra um olhar um pouco mais otimista dos empresários sobre o cenário dos próximos seis meses”.

    Para o levantamento, foram entrevistadas 1.450 empresas, sendo 571 de pequeno porte, 549 de médio porte e 330 de grande porte. As entrevistas foram feitas no período de 2 a 8 de maio.

    Tópicos