Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Compra do Twitter será acelerador para criação de um superaplicativo, diz Musk

    CEO da Tesla disse na terça-feira (4) que queria criar um novo aplicativo chamado “X” depois de comprar o Twitter

    “O Twitter provavelmente acelera o X em 3 a 5 anos, mas posso estar errado”, escreveu Musk
    “O Twitter provavelmente acelera o X em 3 a 5 anos, mas posso estar errado”, escreveu Musk REUTERS

    Michelle Tohdo CNN Business

    O Elon Musk está se inspirando na principal plataforma de mídia social da China, WeChat, enquanto planeja um futuro para o Twitter.

    E embora ele tenha compartilhado muito poucos detalhes de sua ambição de um aplicativo para tudo, os especialistas dizem que não será fácil de alcançar.

    O CEO da Tesla disse na terça-feira (4) que queria criar um aplicativo chamado “X” após comprar o Twitter.

    “Comprar o Twitter é um acelerador para a criação do X, o aplicativo de tudo”, ele twittou.

    O comentário de Musk veio logo após a notícia de que ele mais uma vez mudou de rumo e decidiu seguir com sua oferta de comprar o Twitter por US$ 44 bilhões, um preço originalmente acordado em abril.

    A aquisição colocaria o homem mais rico do mundo no comando de uma das redes sociais mais influentes do mundo, após meses de amargura e reviravoltas amargas.

    Agora, a intenção de Musk de construir o que se supõe ser uma plataforma multifuncional atraiu comparações com “superaplicativos” na Ásia, essencialmente lojas únicas que fazem tudo para os usuários.

    Várias empresas de tecnologia da região já obtiveram sucesso com suas próprias versões desses aplicativos.

    O principal deles é o WeChat, a plataforma de propriedade da gigante chinesa de tecnologia Tencent e às vezes descrita como Facebook, Twitter, Snapchat e PayPal, tudo em um.

    Mais de um bilhão de usuários, principalmente na China continental, confiam na rede social para fazer praticamente tudo – desde fazer compras, agendar uma aula de ioga e pagar contas – sem sair do aplicativo.

    Em outros lugares da Ásia, as pessoas também migraram para aplicativos como o Grab, em Singapura e Malásia, ou Line, no Japão.

    O Grab era inicialmente mais conhecido como um provedor de serviços de carona, enquanto o Line ganhou popularidade como um aplicativo de mensagens, e ambos se ramificaram significativamente para oferecer outros recursos.

    Musk não tem vergonha de seu desejo de imitar o sucesso do WeChat. Em junho, em uma prefeitura com funcionários do Twitter, ele comparou o potencial da empresa americana ao serviço onipresente da Tencent na China.

    “Acho que um objetivo importante para o Twitter seria tentar incluir o máximo possível do país, do mundo”, disse o empresário bilionário.

    “Você basicamente vive no WeChat na China porque é muito útil e útil para a vida cotidiana, e acho que se pudermos alcançar isso, ou mesmo chegar perto disso no Twitter, seria um imenso sucesso.”

    Musk não é o único proeminente líder de tecnologia dos EUA que segue dicas da China: anteriormente, o CEO do Facebook (FB) Mark Zuckerberg também sugeriu que o WeChat deveria ser um estudo de caso para sua empresa.

    Competição rígida

    Por enquanto, Musk ainda não delineou seus planos para X. Mas analistas dizem que ele enfrentará vários desafios.

    Primeiro: o cenário ferozmente competitivo. Até certo ponto, WhatsApp, Facebook, YouTube e TikTok estão tentando “se tornar superaplicativos também”, disse Ivan Lam, analista de pesquisa sênior da Counterpoint Research com sede em Hong Kong.

    “Para tentar se tornar um superaplicativo, é realmente muito difícil”, disse ele em entrevista.

    Xiaofeng Wang, analista principal da Forrester que se concentra em marketing digital e estratégias de engajamento na Ásia-Pacífico, ecoou essa visão, observando que o setor só ficou mais saturado nos últimos anos.

    “Quando o WeChat lançou serviços estendidos além do social, ainda não havia muitos concorrentes estabelecidos em negócios relacionados”, disse ela à CNN Business.

    “Por exemplo, quando o WeChat Pay foi lançado, ainda não havia nenhum serviço de pagamento móvel bem estabelecido na China… Enquanto nos EUA, já existem PayWave, Apple Pay, Google Pay, PayPal, Venmo.”

    As empresas que tentam se expandir no setor também podem enfrentar uma resistência considerável dos formuladores de políticas, de acordo com Wang.

    “O ambiente regulatório mais flexível na China na época deu a empresas de internet como Tencent e Alibaba mais espaço para se estender a uma ampla gama de negócios. O WeChat se beneficiou disso e se tornou um superaplicativo”, disse ela.

    “Seria muito mais difícil agora, dadas as regulamentações antimonopólio mais rígidas na China e certamente seria mais difícil para o Twitter ou o futuro X fazer isso nos EUA”, acrescentou.

    Talvez o principal desafio, no entanto, seja simplesmente tentar ser tudo para todos.

    Lam observou que muitos “superaplicativos” de sucesso normalmente têm como alvo públicos específicos, facilitando a adaptação de um conjunto de serviços às suas necessidades. Isso seria difícil de replicar globalmente – e poderia significar que o Twitter ou o X também precisariam se concentrar em certas regiões para decolar, disse ele.

    Musk reconheceu a batalha difícil. Na terça-feira, um usuário do Twitter postulou que “teria sido mais fácil começar o X do zero”, levando o bilionário a responder que o Twitter era uma parte importante do plano.

    “O Twitter provavelmente acelera o X em 3 a 5 anos, mas posso estar errado”, escreveu Musk.

    Wang disse que a pesquisa da Forrester mostrou que havia diferenças fundamentais na forma como os usuários ocidentais e chineses viam as mídias sociais, dificultando para as empresas ocidentais “construir o mesmo nível de confiança”.

    “Deixando as ambições de lado, pode ser muito mais difícil criar um superaplicativo como o WeChat no Ocidente”, concluiu ela.

    — Clare Duffy contribuiu para este relatório.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original